Loading...
Top Noticias

Notícias

Mosaic Fertilizantes recebe parecer favorável ao pedido de outorga com fins de canalização de curso d’água sem captação

NOTÍCIAS

10/10/2022

Mosaic Fertilizantes recebe parecer favorável ao pedido de outorga com fins de canalização de curso d’água sem captação

O pedido de outorga da Mosaic Fertilizantes (Processo de Outorga nº 42515/202 - processo SEI de nº 1370.01.0027995/2021-35) recebeu parecer favorável da Câmara Técnica de Outorga e Cobrança (CTOC) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari para a canalização de curso d’água sem captação, na barragem B2. O parecer foi concedido durante a 8ª Reunião Extraordinária de 2022 da CTOC, que aconteceu no dia 4 de outubro, de forma virtual.

 

A Mosaic é uma das maiores produtoras globais de fosfatados e potássio combinados e atualmente está em processo de expansão da barragem de rejeitos, localizada na cidade de Araxá (MG). O pleito se justifica pela necessidade de canalizar duas as nascentes por meio de um sistema de drenagem de forma que elas não sejam comprometidas e continuem abastecendo o córrego Toma Rastro (Canjica).

 

Cristiane Turlon, da Abha Gestão de Águas, apresentou um parecer técnico, embasado no parecer do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM), recomendando o deferimento do processo de outorga. Complementando as condicionantes do IGAM, a ABHA Gestão de Águas solicitou a comprovação, seis meses após o alteamento da elevação 970,0m, da finalização do desvio provisório.

 

Os membros da CTOC dialogaram e tiraram dúvidas a respeito da solicitação enquanto redigiram o relatório. Em seguida, foi feita votação para aprovar a solicitação de outorga. A solicitação será encaminhada ao plenário do CBH Araguari para análise e aprovação.  

 

 

Assessoria de Comunicação CBH Araguari

TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social

Texto: Lara Freitas

Notícias em destaque

Mais notícias