Loading...
Top Noticias

Notícias

Santa Juliana e Serra do Salitre recebem seminário de apresentação de propostas para o esgotamento sanitário

NOTÍCIAS

08/11/2022

Santa Juliana e Serra do Salitre recebem seminário de apresentação de propostas para o esgotamento sanitário

Alternativas para o sistema de esgotamento sanitários dos municípios de Santa Juliana e Serra do Salitre foram temas de diálogo em seminários realizados no dia 27 de outubro, pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari (CBH Araguari) e a Abha Gestão de Águas, de forma online. O público-alvo foi a população e gestores dos municípios.

 

O seminário é um dos desdobramentos do projeto de cadastro técnico multifinalitário de redes de abastecimento de água, esgotamento sanitário e drenagem de água pluvial que tem o intuito de analisar e projetar as ações necessárias a serem executadas na área de saneamento básico das seis cidades selecionadas pelo CBH Araguari para a realização do projeto. A ação é prevista no Plano Plurianual de Aplicação (PPA) 2020-2023, no Programa de Qualidade da Água, e busca a aplicação de melhorias no saneamento básico de municípios da bacia do Rio Araguari.

 

A empresa licitada para realizar o projeto, a Novaes Engenharia, realizou visitas aos seis municípios contemplados pelo projeto, sendo eles Pratinha, Tapira, Pedrinópolis, Santa Juliana, Campos Altos e Serra do Salitre. O objetivo foi avaliar a realidade, particularidades e necessidades de cada cidade na área de saneamento básico. A partir disso, foi possível elaborar a segunda etapa do projeto, o Plano de Trabalho.

 

A gerente de projetos da empresa, Luana Ribeiro da Silva, apresentou as propostas e soluções para o esgotamento sanitário para os municípios de Santa Juliana e Serra do Salitre. Os representantes das Prefeituras participaram do seminário para serem atualizados e opinarem sobre os planos. “Estamos fazendo esse alinhamento com todos vocês, para que participem e opinem sobre, pois só assim poderemos fechar a concepção e iniciar o desenvolvimento do projeto”, disse.

 

Santa Juliana

 

No município de Santa Juliana, foi realizada verificação hidráulica da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) existentes e constatado que grande parte da vazão das redes está sendo lançada in natura, ou seja, liberada em rios e lagos sem passar por nenhum tipo de tratamento. Dessa forma, a empresa licitada propõe a projeção de uma nova ETE.

 

Também foram exibidas as projeções das redes planejadas para os locais que atualmente estão sem coleta de esgoto. Estima-se que o projeto tenha horizonte de 30 anos e o orçamento é de R$3.855.309,44.

 

“Diante do diagnóstico das redes existentes, projetamos dezenove novos trechos e selecionamos quatro que são existentes, mas não comportam ou não estão de acordo com a nova vazão”, relataram os representantes da Novaes Engenharia. 

 

As propostas alternativas apresentadas pela Novaes foram duas, o método Lagoa Anaeróbia seguida de Lagoa Facultativa e Reator UASB seguida de Filtro Biológico Percolador.

 

Serra do Salitre

 

O diagnóstico do tratamento de esgoto de Serra do Salitre não foi distante do de Santa Juliana, uma vez que também necessitará da projeção de uma nova ETE. De acordo com os resultados da empresa, a estação de tratamento de esgoto da cidade possui problemas, como lagoas assoreadas e/ou cobertas por vegetação e dimensionamento defasado, questões que atrapalham o funcionamento e não atendem aos padrões de tratamento necessários.

 

Durante o seminário, os presentes dialogaram sobre as possíveis áreas para a instalação da ETE do município, questão que gerou dúvidas por questões de logística. Já as soluções apresentadas para a cidade foram o Tratamento em UASB e Tratamento em Lagoas.

 

As alternativas propostas serão alinhadas com as prefeituras para uma decisão final. O seminário também será realizado para as cidades de Tapira, Pedrinópolis, Pratinha e Campos Altos.

 

Assessoria de Comunicação CBH Araguari 

TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social

Texto: Lara Freitas

 

 

 

 

Notícias em destaque

Mais notícias