Loading...
Top Noticias

Notícias

Grupos de Trabalho apresentam relatórios na última reunião de 2022 da Câmara Técnica de Planejamento e Controle

NOTÍCIAS

30/11/2022

Grupos de Trabalho apresentam relatórios na última reunião de 2022 da Câmara Técnica de Planejamento e Controle

A Câmara Técnica de Planejamento e Controle (CTPlan) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari (CBH Araguari) se reuniu no dia 25 de novembro, de forma virtual, para a 3ª e última reunião extraordinária de 2022. Os principais temas abordados foram a proposta de revisão do Plano Plurianual de Aplicação dos Recursos (PPA) para os anos de 2023 e 2024 e a apresentação das ações de 2022.

 

Durante a reunião foram apresentados os relatórios dos grupos de trabalho da CTPlan sobre as ações de 2022. O Grupo de Trabalho Enquadramento dos Corpos D'água em Classes recomenda que a elaboração da proposta de enquadramento seja feita em conjunto com análises geradas nas fases de diagnóstico e prognóstico.

 

Outra recomendação desse GT foi a abertura de um espaço, com formato ainda a definir, para discussão e elaboração do Termo de Referência para a contratação do estudo de enquadramento. Durante o diálogo, foi destacada a importância de informar todos os membros do CBH Araguari sobre o Enquadramento, e a Câmara recomendou, então, a elaboração de um treinamento para capacitação sobre o assunto.

 

O GT de Fomento a Viveiros solicitou a retirada do Instituto Estadual de Florestas (IEF) da rubrica destinada a essa função para tornar legalmente viável o uso dos recursos relacionados a viveiros.

 

 

Para o Grupo de Trabalho Mexilhão Dourado, o ponto alto de seus trabalhos foi a realização do Seminário de Científico que teve como objetivo conscientização sobre a praga. O GT determinou que o melhor caminho a seguir para o combate ao molusco é por meio da prevenção e, por isso, sugeriu a criação de uma comissão permanente para acompanhamento e monitoramento do mexilhão na bacia, composta por membros e pessoas de conhecimento técnicos que não sejam necessariamente do CBH Araguari e a realização de campanhas educativas.

 

Os membros da CTPlan também dialogaram sobre a revisão do PPA e sugeriram adequações. Uma delas foi a alteração na rubrica que visa o fomento de viveiros de mudas nativas, por meio do Programa de Impacto na Quantidade da Água. Devido à indisponibilidade de parceira do Instituto Estadual de Florestas (IEF), os membros solicitaram a desvinculação da rubrica do IEF. A CTPlan recomendou a aprovação da proposta do PPA que será encaminhada para a aprovação do plenário do CBH Araguari.

 

 

Assessoria de Comunicação CBH Araguari

TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social

Texto: Lara Freitas

 

Notícias em destaque

Mais notícias