Loading...
Top Noticias

Notícias

Sala de Acompanhamento da bacia do Rio Paranaíba alerta para piora do cenário hídrico nos próximos meses

NOTÍCIAS

18/12/2020

Sala de Acompanhamento da bacia do Rio Paranaíba alerta para piora do cenário hídrico nos próximos meses

Em reunião virtual nesta quinta-feira (17/12), o grupo da sala de acompanhamento da bacia do Paranaíba recebeu informes do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) e do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) alertando sobre a piora no cenário hidrológico prevista para os próximos meses.

O grupo também teve acesso aos dados apresentados pelo Cemaden que foram gerados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) entre janeiro de 2019 até agora. As informações apresentam a evolução temporal da precipitação na bacia e acusam um déficit significativo, com volumes abaixo da média em boa parte dos meses com registro.

Ainda no segundo semestre deste ano, de setembro a novembro, a média de volume não foi atingida, indicando a tendência de que algumas áreas da bacia podem apresentar volumes de precipitação de normal ou abaixo do normal. A análise dos dados também revela um período chuvoso fora da normalidade.

Reservatórios

A sala de acompanhamento teve acesso aos dados de acompanhamento dos reservatórios emitidos pelo Operador Nacional do Sistema (ONS). De acordo com o órgão, os níveis atuais encontram-se em “estado crítico”.

Segundo o ONS, o percentual de energia armazenada (% EAR) da região sudeste e centro-oeste, encontra-se menor que no mesmo período de 2019 (% EAR abaixo de 20%). Já o percentual de volume útil dos reservatórios de Emborcação, Itumbiara, Nova Ponte e São Simão, estão com percentuais próximos de 10%.

Notícias em destaque

Mais notícias