Loading...
Top Noticias

Notícias

Brasil recicla menos de 2% das 11,3 milhões de toneladas de plástico produzidas por ano

NOTÍCIAS

18/01/2021

Brasil recicla menos de 2% das 11,3 milhões de toneladas de plástico produzidas por ano

Dados do WWF (World Wildlife Fund) Brasil indicam uma triste realidade brasileira: o país é o que recicla menos quantidade de plástico entre as nações com maior produção – o Brasil ocupa a quarta posição no ranking mundial, com 11,3 milhões de toneladas de resíduos plásticos produzidas anualmente. Pior: a maior parte do que é descartado vai para os oceanos, ameaçando os ecossistemas marinhos. Estima-se que entre 70 mil a 190 mil toneladas do material são despejadas por ano nos mares pelas comunidades costeiras.

 

Em todo o mundo, calcula-se que no fundo dos mares há cerca de 14 milhões de toneladas de plásticos, inclusive nas regiões mais remotas do planeta. As análises indicam que pode haver 30 vezes mais plástico nas profundezas dos oceanos do que na superfície. A situação é ainda mais preocupante porque, até 2025, a estimativa é aumentar em 50% a produção mundial do material, atingindo inacreditáveis 600 milhões de toneladas.

 

Para amenizar esse cenário desolador, a conscientização ambiental ainda é a melhor alternativa. Por isso, seguem abaixo uma lista básica com cinco itens plásticos que você pode abolir do seu dia a dia e contribuir com o meio ambiente:

 

• Sacos plásticos para compras: adquira uma sacola retornável e leve-a sempre que for às compras. Ao escolher frutas e legumes, coloque-os em sua sacola retornável sem embalar em sacos plásticos. Você pode também levar saquinhos de tecido para acomodar os alimentos.

 

• Garrafas plásticas: em vez de comprar garrafa de água plástica sempre que sentir sede, leve consigo uma garrafa reutilizável (squeeze), que você pode enchê-la quando desejar. Além de proteger o meio ambiente, você economiza dinheiro.

 

• Canudos: a pergunta é bem simples: você realmente precisa utilizar canudos? Se sim, que tal optar por canudos de papel, de vidro ou de inox?

 

• Embalagens plásticas: em vez de potes plásticos, utilize potes de vidro para armazenar comida em casa. Estes são mais duráveis e, em razão disso, serão usados por mais tempo.

 

• Copos de plástico: no ambiente de trabalho, não use copos plásticos descartáveis para tomar água ou café. Incentive seus colegas a usar copos e xícaras de porcelana.

Notícias em destaque

Mais notícias