Loading...
Top Noticias

Notícias

Comissão Gestora do Córrego dos Patos institui secretaria executiva

NOTÍCIAS

05/04/2021

Comissão Gestora do Córrego dos Patos institui secretaria executiva

Em reunião virtual na manhã desta segunda (5), convocada previamente pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari (CBH Araguari), os membros da Comissão Gestora Local (CGL) do Córrego dos Patos – afluente do Rio Araguari na região do município de Serra do Salitre -, instituíram a secretaria executiva da CGL.

 

No encontro, os membros fizeram a composição da CGL com a estrutura de um presidente e um secretário. Após votação, a presidência ficou com Samir Filipe Lemos Akel, representante da usuária Ana Maria de Ávila Lemos e a secretaria executiva com o usuário José Amilcar Lemos. Também foi aprovado o prazo de dois anos para validade da comissão.

 

Os membros da CGL do Córrego dos Patos também conheceram as principais legislações que regem a comissão, estrutura, atribuições e finalidade. A apresentação foi conduzida por Jackson Rodrigues, representante do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam).

 

O representante do Igam ainda falou dos objetivos que devem ser considerados durante a elaboração do termo de alocação da água, principal atribuição da comissão: distribuição de recursos hídricos entre os usuários existentes em uma porção hidrográfica, garantia do princípio dos usos múltiplos, atendimento das necessidades ambientais e sociais por recursos hídricos, eliminação ou atenuação dos conflitos entre usuários dos recursos hídricos e planejamento das demandas hídricas futuras.

 

 Processo Único de Outorga

 

O processo único de outorga ou outorga coletiva busca a regularização do uso da água pelos usuários inseridos em área de conflito, com a finalidade de viabilizar a manutenção desses usuários e diminuir os conflitos pelo uso da água, assim como possibilitar o planejamento das demandas futuras a serem atendidas.

 

O que é outorga?

 

Outorga é o instrumento legal que assegura ao usuário o direito de utilizar os recursos hídricos na bacia hidrográfica. Através da outorga, o Igam executa a gestão quantitativa e qualitativa do uso da água, emitindo autorização ou concessão para quaisquer intervenções que alterem a quantidade, a qualidade ou o regime de um corpo de água.

 

 

Notícias em destaque

Mais notícias