Loading...
Top Noticias

Notícias

Grupo de Fomento a Viveiros inicia planejamento e prevê visita técnica à Ibiá

NOTÍCIAS

19/08/2022

Grupo de Fomento a Viveiros inicia planejamento e prevê visita técnica à Ibiá

Com o objetivo de promover o estabelecimento e a ampliação de viveiro de mudas, o Grupo de Trabalho (GT) de Fomento à Viveiros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari (CBH Araguari) se reuniu pela segunda vez. O encontro aconteceu de forma virtual, no dia 16 de agosto, com a finalidade de definir o Plano de Ação.

 

O fomento a viveiros de mudas é uma das ações previstas no Plano Plurianual de Aplicação dos recursos da cobrança pelo uso da água, no Programa de Impacto na Quantidade da Água. A ideia é implantar ou revitalizar viveiros que possam fornecer mudas para a conservação e revitalização da bacia. O local de instalação dos viveiros deve fazer parte da bacia do Rio Araguari.

 

 

 A primeira ação do GT de Fomento à Viveiros será diagnosticar e entender, por meio de um formulário digital de múltipla escolha, questões como o percentual de Áreas de Preservação Permanentes preservadas e degradadas, presença de viveiros e hortos municipais, existência de inventário da flora regional e entre informações pertinentes para o planejamento do viveiro. Será enviado um questionário aos municípios, à Abha Gestão de Águas e ao Instituto Estadual de Florestas (IEF).

 

 O GT também definiu que será realizada uma visita técnica ao viveiro da cidade de Ibiá (MG). Em 2011, o CBH Araguari financiou a ampliação e melhoria do viveiro do município. A visita está prevista para setembro.

 

 A próxima reunião do GT de Fomento à Viveiros está prevista para o dia 30 de agosto.

 

 

Assessoria de Comunicação CBH Araguari

TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social

Texto: Lara Freitas

 

 

 

Notícias em destaque

Mais notícias