Loading...
Top A Bacia

A BACIA

Turismo e lazer

Na Bacia Hidrográfica do Rio Araguari são identificados pontos turísticos e de lazer de expressão regional. Cabe ressaltar que outros atrativos locais, especialmente nos setores da pesca esportiva e ecoturismo, também podem apresentar significativo potencial de desenvolvimento.

 

Um dos atrativos regionais é o município de Araxá, com boa infraestrutura para o turismo, sobretudo por suas estâncias hidrotermais, arquitetura, artesanato, gastronomia, igrejas, compras e turismo cultural.

 

Com menor potencial turístico, as áreas de reservatório da Bacia Hidrográfica, principalmente da UHE Nova Ponte, têm sido utilizadas para pesca esportiva e esportes náuticos, o que também requer investimentos em infraestrutura, saneamento ambiental e fiscalização.

 

Por fim, localizada no extremo sudeste da bacia, a Serra da Canastra funciona como divisor entre as bacias do rio Paranaíba e do rio Grande. O ecoturismo e o turismo de aventura podem ser amplamente explorados, em associação com as belas paisagens, cachoeiras, grutas e demais atrativos, inclusive com o suporte e a proteção associados ao Parque Nacional da Serra da Canastra.

 

Além desses atrativos, as centenas de cachoeiras na área da bacia costumam ser ótimas opções de turismo ecológico, fomentando a preservação das áreas de queda d’água e promovendo interação das populações com os cursos de água.