Loading...
Top Noticias

Notícias

Grupo de Trabalho Mexilhão Dourado debate sobre ações para combate e prevenção da praga

NOTÍCIAS

29/11/2021

Grupo de Trabalho Mexilhão Dourado debate sobre ações para combate e prevenção da praga

O Mexilhão Dourado é uma espécie invasora que preocupa o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari (CBH Araguari). Para dialogar e definir ações em combate ao molusco, o Grupo de Trabalho (GT) Mexilhão Dourado se reuniu de forma on-line, no dia 25 de novembro. Na ocasião, foi definido o calendário de reuniões do grupo.

 

O GT Mexilhão Dourado está em vigor na estrutura do CBH Araguari até o dia 28 de fevereiro de 2022. O objetivo geral é prevenir a dispersão do mexilhão dourado em áreas não invadidas no âmbito territorial da bacia do Rio Araguari, bem como conter e controlar as populações em áreas identificadas a sua existência. A espécie teve a presença confirmada na usina hidrelétrica de Nova Ponte, no Rio Araguari.

 

Devido a sua grande capacidade de proliferação, o mexilhão dourado se destaca como espécie invasora pelo potencial de ocasionar obstrução de tubulações e equipamentos em instalações hidrelétricas e de abastecimento, além de influenciar no habitat natural dos peixes e animais aquáticos.

 

 

 Reunião do GT Mexilhão Dourado realizada no dia 25 de novembro

 

 

A analista da Cemig, Helen Regina Mota, expos aos membros do GT que a companhia estuda o molusco desde 2002 . “A Cemig e o Centro de Bioengenharia de Espécies Invasoras de Hidrelétricas [Cbeih] iniciaram pesquisa para desenvolver produtos a base de carbonato de cálcio, elemento muito presente na casca do mexilhão dourado. Convido todos deste grupo a participar do fórum que debaterá esta praga”, disse.

 

O V Fórum Impactos Ambientais e Econômicos das Espécies Invasoras será realizado pelo Cbeih entre os dias 6 e 9 de dezembro, on-line. O CBH Araguari também irá realizar um webinário sobre o mexilhão dourado.

 

 

 

Assessoria de Comunicação CBH Araguari

TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social

Texto: Luiza Baggio

Notícias em destaque

Mais notícias