Loading...
Top Noticias

Notícias

Diretoria do CBH Araguari se reúne para planejar ações de 2023

NOTÍCIAS

24/01/2023

Diretoria do CBH Araguari se reúne para planejar ações de 2023

O planejamento das ações para 2023 foi tema de diálogo da diretoria do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari (CBH Araguari) durante a 1ª Reunião Extraordinária de 2023, realizada no dia 19 de janeiro, de forma virtual.

 

No encontro foi apresentada a solicitação da prefeitura de Araguari, por meio do ofício nº 0009/2022, que solicita o apoio do Comitê para uma ação de despoluição do Rio Araguari, nos moldes do evento que já acontece no Rio Paranaíba. A diretoria solicitou à Abha Gestão de Águas uma análise de viabilidade sobre o assunto.

 

Os indicadores do Contrato de Gestão celebrado entre o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), a Abha Gestão de Águas e o CBH Araguari também foi tema de diálogo da diretoria, tendo em vista a criação de estratégias para otimização da aplicação dos recursos oriundos da cobrança pelo uso dos recursos hídricos. O assunto ainda será debatido entre os membros e em conjunto com a Câmara Técnica de Planejamento (CTPlan). A ideia é aplicar os recursos da forma mais eficiente possível.

 

Outro tema abordado foi o Programa Buriti, realizado pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto de Uberlândia (DMAE), em parceria com o CBH Araguari. O DMAE enviou o ofício nº 19560/2022 que trouxe o relatório do Programa Buriti. Com o apoio da Abha Gestão de Águas, em 2022 o Buriti cercou 12,10 hectares de Áreas de Preservação Permanentes (APP). Também foram plantadas 10.500 mudas, o que resultou em 10,4 hectares de áreas restauradas.

 

De acordo com o DMAE, as ações são fundamentais para melhorar a qualidade ambiental dessas áreas e para a manutenção e conservação dos cursos d´água. O Programa Buriti foi criado com o objetivo de proteger, recuperar nascentes e fazer o plantio de matas ciliares, garantindo que não falte água suficiente e de qualidade para abastecer Uberlândia e as atividades rurais.

 

 

25 anos do CBH Araguari

Em 2023, o Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Araguari completa 25 anos de existência. São duas décadas e meia de muitos trabalhos em busca da preservação e recuperação da bacia. Para a diretoria a data é um marco e deve ser celebrada.

 

Em vista disso, as ações em comemoração aos 25 anos do Comitê será pauta de outra reunião para definição das atividades.

 

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação CBH Araguari 

TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social

Texto: Lara Freitas

 

Notícias em destaque

Mais notícias