Loading...
Top Noticias

Notícias

CBH Araguari realiza 1ª Reunião do Grupo de Trabalho para estudos climáticos na bacia

NOTÍCIAS

19/02/2025

CBH Araguari realiza 1ª Reunião do Grupo de Trabalho para estudos climáticos na bacia

Na manhã da última terça-feira (18/02) o CBH Araguari realizou a 1ª reunião do Grupo de Trabalho para estudos climáticos na bacia do Rio Araguari, que aconteceu no campus Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O Grupo de Trabalho assume a missão de trabalhar na elaboração de um termo de referência para abertura de processo de contratação de uma assessoria especializada para realização de estudos climáticos na Bacia Hidrográfica do Rio Araguari.

 

O estudo deve considerar as prerrogativas já alicerçadas no plano de bacia e atuar na busca de medidas preventivas, bem como apontar ações capazes de mitigar o quadro climático na região.

 

Na oportunidade, o presidente do CBH Araguari, Sylvio Luiz Andreozzi, destacou a importância de um olhar técnico sobre as mudanças do clima na região e como elas podem impactar nosso dia a dia já que os estudos climáticos disponíveis hoje são elaborados a partir de uma escala global e mesmo as instituições brasileiras, dedicadas ao tema, tratam isso numa escala do Brasil como todo.

 

“Precisamos buscar indicadores técnicos científicos sobre o que está ocorrendo com o clima na nossa bacia. Nós temos que ter estas respostas sobre o que está ocorrendo, para inclusive poder elaborar projeções sobre os impactos que isso pode causar na disponibilidade de água, no impacto que isso tem sobre as recargas do nosso aquífero. Então esse estudo é fundamental para sabermos o que temos realmente de água disponível, e as perspectivas a partir da análise desses estudos climáticos”, disse Sylvio Andreozzi.

 

Na composição, o Grupo de trabalho tem como coordenador Antonio Giacomini Ribeiro, que é geógrafo com mestrado e doutorado em Geografia Física pela USP, pós-doutorado em recursos hídricos pela UNESP e que também atuou no Projeto RADAMBRASIL no mapeamento da vegetação e do uso potencial da terra e águas subterrâneas por todo território nacional.

 

Ao assumir a coordenação do Grupo, Giacomini destacou alguns objetivos do trabalho. “Precisamos buscar um enfoque que não fique apenas na identificação das causas nas questões climáticas na nossa bacia, mas sim tudo aquilo que a gente possa fazer no foco dos recursos hídricos, não só na gestão, mas  também no levantamento de assuntos correlatos e encaminhar essas ideias como propostas”, ressaltou.

 

O Grupo de trabalho tem agenda marcada para voltar a se reunir na próxima terça-feira, dia 25 de fevereiro, com pauta já definida: levantamento de objetivos do estudo e direcionamento das metodologias que possam ser adotadas.  

Notícias em destaque

Mais notícias