Loading...
Top Noticias

Notícias

Comitê do Rio Araguari completa 24 anos em busca do desenvolvimento sustentável na bacia

NOTÍCIAS

22/09/2022

Comitê do Rio Araguari completa 24 anos em busca do desenvolvimento sustentável na bacia

 

O mês de setembro é um marco para o Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Araguari (CBH Araguari), que completa 24 anos desde sua criação. Com uma gestão que visa o desenvolvimento sustentável, a data é uma celebração tanto para o Comitê, quanto para a população da bacia, os usuários de água e o meio ambiente.

 

Por 24 anos, os membros do CBH Araguari trabalham visando uma mesma premissa: encontrar o equilíbrio entre evolução, desenvolvimento e a sustentabilidade por meio de uma gestão democrática, participativa e transparente dos recursos hídricos. Além disso, o Comitê também busca conscientizar a população sobre o consumo racional para que as gerações futuras possam usufruir, com moderação, desse nosso bem tão precioso e indispensável para perpetuação da vida na terra: a água.

 

Além de ser um dos primeiros Comitês fundados no país após a criação da Lei nº 9.433/1997 (Lei das Águas), foi o segundo instituído no estado de Minas Gerais (MG). Pioneiro na gestão de recursos hídricos, o CBH Araguari está sempre à frente de discussões e encaminhamentos sobre as experiências da política de águas no Brasil.

 

Para o presidente de CBH Araguari, Bruno Gonçalves dos Santos, o trabalho do Comitê é de grande importância para a gestão participativa e plural dos recursos hídricos na bacia. “O CBH vem utilizando os recursos da cobrança pelo uso dos recursos hídricos em planos, projetos, estudos e obras que servirão de base para a solução dos problemas ambientais que sofremos. O maior papel do CBH Araguari é manter o pioneirismo na gestão de recursos hídricos como a implantação da cobrança e principalmente a aplicação desses recursos em prol da melhoria da qualidade e quantidade de água na bacia”, afirmou.

 

Próximo de completar 10 anos como membro do CBH Araguari, o secretário Maurício Scalon comentou sobre a importância do órgão colegiado na gestão hídrica da bacia de uma região que possui grande riqueza de cursos d’água e intensa produção agrícola, como é o caso do Rio Araguari.

 

“No que diz respeito à condução da política de recursos hídricos na região da bacia do Rio Araguari, como é uma área de muitos conflitos devido à sua riqueza, o Araguari está sempre presente, realizando audiências públicas, conduzindo discussões e seminários”, relatou Scalon. Ele também falou sobre planos, tais como a destinação dos recursos acumulados para utilização na bacia e a continuidade no trabalho de conscientização da população.

 

Já a secretária-adjunta, Maria Eduarda Rodrigues afirma que o CBH Araguari beneficiou dezenas de municípios da bacia com o cadastramento de redes de abastecimento de água, esgoto e de drenagem de águas pluviais. “O Comitê tem um papel fundamental na participação e integração dos entes da bacia, em prol da gestão hídrica. É uma instituição participativa, integrada, com forte atuação nos municípios que compõem a bacia, que dá espaço para todos os responsáveis pela gestão dos recursos hídricos”, revelou

 

Planos para o futuro

 

Maria Eduarda também comentou sobre a visão que tem para o futuro do CBH Araguari. “Desejo que cada vez mais a sociedade da bacia conheça o Comitê, suas atribuições e preceitos, e que possamos trabalhar todos os instrumentos de política ambiental de uso da água norteados pela melhoria da quantidade e qualidade das águas da bacia”, disse.

 

A vice-presidente do CBH Araguari, Polyanna Custódio também expressou o que espera dos próximos anos: “O Comitê deve atuar localmente na conciliação dos diferentes interesses e a construção coletiva das soluções para garantir água às gerações presentes e futuras dada a diversidade de interesses em relação ao seu uso, sua utilização inadequada e a distribuição desigual, sobretudo no que diz respeito a gênero e as mudanças climáticas”, disse Polyanna.

 

Para ela, a discussão acerca das políticas públicas de acesso universal à água e ao saneamento básico é urgente e essencial para que o país possa cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável de nº 5 e 6, que buscam, respectivamente, alcançar a igualdade de gênero e empoderar as mulheres, bem como assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todas e todos. “Tudo isso tem influência direta nas consequências das mudanças climáticas”, finalizou a vice-presidente do CBH Araguari.

 

Bruno Gonçalves dos Santos esclareceu ainda que os planos e desafios para o futuro são de minimizar os entraves na utilização dos recursos arrecadados para promover um significativo desenvolvimento dos recursos hídricos. “Tanto na gestão quanto em ações. Outro desafio é o aumento do reconhecimento da sociedade do trabalho desenvolvido pelo CBH Araguari em prol da melhoria dos recursos hídricos”, finalizou.

 

 

Assessoria de Comunicação CBH Araguari

TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social

Texto: Lara Freitas

Notícias em destaque

Mais notícias