

Araguari recebe R$ 4,6 milhões para modernização do saneamento com apoio do CBH Araguari
08/04/2025

A cidade de Araguari está passando por um importante processo de modernização dos sistemas de abastecimento de água, esgotamento sanitário e drenagem pluvial. Com um investimento de R$ 4,6 milhões, viabilizado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari (CBH Araguari) por meio da cobrança pelo uso da água, junto ao município de Araguari por meio da Superintendência de Água e Esgoto (SAE), para que seja realizado o Cadastro Técnico Multifinalitário, uma ferramenta estratégica para gestão eficiente dos sistemas de saneamento.
Na última segunda-feira (07/04), foi realizada uma fiscalização in loco para acompanhar as atividades do projeto. A visita contou com a presença de representantes da SAE Araguari, da Abha Gestão de Águas, membros da Câmara Municipal, imprensa, membros do CBH Araguari e o vice-prefeito Wesley Lucas.
A ação compreende o mapeamento detalhado das redes de água, esgoto e drenagem pluvial, com a utilização de georadar – equipamento que permite o levantamento das estruturas subterrâneas sem a necessidade de escavações. A tecnologia funciona por meio de ondas eletromagnéticas, cujo retorno, em forma de parábolas, indica com precisão a localização, profundidade e extensão das redes.
Serão mais de 670 km de redes mapeadas, gerando relatórios técnicos, mapas e arquivos digitais (GWV) que permitirão à Prefeitura e à SAE realizar um diagnóstico completo da infraestrutura atual para propor medidas de melhoria. “É um marco ambiental para o nosso município, por meio do Comitê de Bacia do Rio Araguari, da Abha e da Prefeitura, todos unidos por um bem-estar do nosso saneamento, bem planejado e estruturado devido às tecnologias que vêm sendo implementadas aqui no nosso município”, destacou o vereador Guilherme Santana, que acompanhou a fiscalização.
Segundo o vice-prefeito Wesley Lucas, o levantamento representa um avanço na capacidade de planejamento e gestão do município. “Essa ferramenta é essencial para diagnosticar e assim podermos montar um plano de ação para atender com qualidade às gerações futuras.”, afirmou.
Além de identificar problemas como excesso de poços e ligações irregulares e mitigar impactos, como o lançamento indevido de esgoto nos corpos d’água da região, o cadastro possibilita a criação de uma base de dados atualizada e confiável, superando desafios históricos relacionados à ausência de informações técnicas e à escassez de recursos financeiros e tecnológicos.
O projeto está sendo executado pela Abha Gestão de Águas em parceria com a SAE, e representa um importante passo para garantir um planejamento sustentável e eficaz dos serviços de saneamento básico em Araguari. “O objetivo é tornar a cidade mais preparada para os desafios ambientais e de infraestrutura, promovendo mais qualidade de vida à população e preservando os recursos hídricos da região”, destacou Bruno Gonçalves, representante da prefeitura de Araguari no CBH Paranaíba.
Com a execução bem-sucedida em municípios menores, Araguari foi a próxima beneficiada pelo projeto. A expectativa é que a cidade de Araxá seja contemplada em seguida.
Notícias em destaque
Mais notícias
16/04/2025
GT Estudos Climáticos finaliza etapa técnica e avança para construção dos termos...

14/04/2025
CBH Araguari realiza 4ª Reunião Extraordinária de 2025 da CTOC

11/04/2025
CBH Araguari realiza 12ª Reunião Extraordinária do GT Educação Ambiental

08/04/2025