Loading...
Top Noticias

Notícias

Comitê do Rio Araguari dialoga sobre educação ambiental e possíveis impactos das mudanças climáticas na bacia

NOTÍCIAS

29/08/2024

Comitê do Rio Araguari dialoga sobre educação ambiental e possíveis impactos das mudanças climáticas na bacia

 

No dia 23 de agosto, a Reitoria da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) foi o cenário da 4ª Assembleia Geral Extraordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari (CBH Araguari), realizada no município de Uberlândia.

 

A Secretária do CBH Araguari, Adairlei Aparecida, destacou a importância do Grupo de Trabalho (GT) de Educação Ambiental e, por isso, a necessidade de aumentar a participação dos membros na instância. “Precisamos colocar essa proposta de trabalhar a educação ambiental em ação, para levar conhecimento à população, levar o Comitê para dentro da comunidade, dos municípios, das escolas. Gostaria de sensibilizá-los a participar desse importante trabalho de educação e conscientização”, discursou.

 

Na ocasião, o presidente do CBH Araguari, Sylvio Andreozzi, abriu espaço para que os interessados em compor o grupo se manifestassem. Com a adesão de Cordélia Alves Rios representando o segmento Sociedade Civil, o GT Educação Ambiental está completo e, em breve, dará início aos trabalhos, começando pela realização de eventos voltados para ações ambientais na bacia.

 

Também foi pauta da Assembleia um ofício enviado pela Usina Uberaba, no qual foram relatadas preocupações sobre mudanças na disponibilidade de água e dificuldades na captação. Os membros do Comitê decidiram realizar um estudo técnico-científico para entender os impactos das mudanças climáticas na Bacia. Este estudo incluirá um relatório técnico sobre os efeitos das mudanças climáticas e servirá como base para discutir e propor soluções durante um evento futuro, focado em tratar os impactos ambientais identificados.

 

Outro ponto relevante do dia foi a criação de um novo Grupo de Trabalho para o gerenciamento de resíduos sólidos e tratamento de resíduos civis. Este GT irá se dedicar a desenvolver estratégias para melhorar a gestão de resíduos na Bacia, abordando as questões ambientais relacionadas e envolvendo a comunidade para encontrar soluções eficazes.

 

 

Notícias em destaque

Mais notícias