Loading...
Top Noticias

Notícias

Membros do Comitê do Rio Araguari participam de capacitação do SIRH, em Uberlândia

NOTÍCIAS

29/08/2024

Membros do Comitê do Rio Araguari participam de capacitação do SIRH, em Uberlândia

 

No dia 23 de agosto, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari (CBH Araguari) promoveu o curso de capacitação do Sistema de Informações de Recursos Hídricos (SIRH) da Bacia do Rio Araguari. Realizado na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), o objetivo do treinamento foi possibilitar que os membros do Comitê saibam como utilizar o Sistema, que está em fase de testes, assim como todas as suas funcionalidades.

 

O SIRH, um dos instrumentos previstos pela Lei das Águas (Lei 9.433/1997), é uma ferramenta essencial que visa coletar, tratar, armazenar e recuperar informações sobre os recursos hídricos e os fatores que influenciam sua gestão.

 

Durante o curso, os participantes tiveram a oportunidade de se familiarizar com a plataforma, que se destaca por oferecer acesso abrangente, controlado e colaborativo às informações relacionadas à Bacia Hidrográfica do Rio Araguari. A ferramenta não só facilita o planejamento e a gestão dos recursos hídricos, como também apoia as atividades do CBH Araguari.

 

Após o treinamento, os participantes compartilharam suas impressões sobre o impacto dessa nova ferramenta. Para Murielle Costa, membro do Comitê, “conseguir acessar todas as informações em uma única plataforma é de extrema importância para a gestão e para a busca de soluções em nossa região. Essa ferramenta é extremamente enriquecedora, e parabenizo o Comitê por mais esse progresso”.

 

Já para Cordélia Rios, também membro do CBH Araguari e secretária da CTPlan, o treinamento foi de grande importância. “É essencial que todos se familiarizem com o SIRH para que ele seja realmente utilizado e constantemente melhorado. O Sistema reúne muitas informações de uma forma muito mais focada em nossas necessidades. Para mim, vai ser uma ferramenta essencial no desenvolvimento dos meus trabalhos", afirmou.

 

Nayana Grasielle, que representa o segmento Usuários de Água no Comitê, afirmou que o colegiado e a comunidade têm muito a ganhar com o SIRH. Segundo ela, “essa é uma grande oportunidade para migrar informações para uma plataforma amigável e de fácil acesso”.

 

Para a membro Rugislaine Dias, o SIRH é fundamental, “especialmente quando precisamos verificar uma área de preservação permanente (APP) ou identificar alguma infração. O SIRH nos dá uma visão clara de como o Rio Araguari passa por essas áreas, facilitando nosso trabalho no CBH ao identificar pontos que precisam de mais recursos e onde orientar produtores e usuários de maneira mais precisa."

Notícias em destaque

Mais notícias