Loading...
Top Noticias

Notícias

Acompanhamento técnico reforça compromisso com a qualidade na construção do pátio de compostagem em Uberlândia

NOTÍCIAS

23/04/2025

Acompanhamento técnico reforça compromisso com a qualidade na construção do pátio de compostagem em Uberlândia

Na sexta-feira, dia 11 de Abril, representantes da Abha Gestão de Águas e do Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) de Uberlândia realizaram nova medição técnica da obra de construção do pátio de compostagem de resíduos orgânicos de feiras livres.

 

A obra está em andamento, na Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Uberabinha, no bairro Industrial. A visita de fiscalização contou com a presença dos analistas ambientais da Abha Gestão de Águas, Nayara Teodoro e Hygor Siqueira, e técnicos do DMAE, incluindo engenheiros e supervisores da área de resíduos sólidos.

 

O acompanhamento faz parte das diretrizes do contrato firmado por meio do Ato Convocatório Abha nº 004/2024, cujo objeto contempla desde a elaboração dos projetos executivos até a construção da estrutura, com fornecimento de materiais e equipamentos específicos. 

 

A obra é financiada com recursos da cobrança pelo uso da água, conforme previsto no Plano Plurianual de Aplicação (PPA) do CBH Araguari, com investimento total estimado em mais de R$ 2 milhões – R$ 2.090.568,21.

 

Com previsão de término em maio de 2025, o pátio de compostagem tem como objetivo transformar resíduos orgânicos das feiras livres do município em adubo de alta qualidade, promovendo sustentabilidade e a valorização da agricultura familiar. Além de auxiliar na recuperação e fertilização do solo, 

 

A ação ainda contribui com a redução de emissões de gases do efeito estufa – mitigando mudanças climáticas. A diminuição do volume de resíduos nos aterros e prevenção da contaminação dos corpos hídricos da região também reforça o compromisso do CBH Araguari com a qualidade e disponibilidade dos recursos hídricos.

 

A medição mensal da obra é uma etapa fundamental do processo de fiscalização e liberação dos pagamentos, garantindo que os serviços estejam de acordo com as especificações técnicas do projeto. A iniciativa fortalece a transparência e a eficiência na aplicação dos recursos públicos pela cobrança do uso da água, além de assegurar que cada etapa seja acompanhada de perto por especialistas.

Notícias em destaque

Mais notícias