Loading...
Top Noticias

Notícias

Abha Gestão de Águas atualiza Diretoria sobre status do Sistema de Informação de Recursos Hídricos

NOTÍCIAS

30/03/2023

Abha Gestão de Águas atualiza Diretoria sobre status do Sistema de Informação de Recursos Hídricos

Os membros da Diretoria do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari (CBH Araguari) se encontraram no dia 21 de março para a 1ª Reunião Ordinária, que aconteceu de forma virtual. O objetivo foi dialogar sobre o Sistema de Informação de Recursos Hídricos (SIRH) da bacia hidrográfica do Rio Araguari.

 

O SIRH Araguari é uma plataforma que tem como intuito coletar, tratar, armazenar e recuperar informações sobre os recursos hídricos e fatores que interferem na gestão, assim como a criação de um banco de dados. É um dos instrumentos da Política Nacional de Recursos Hídricos definidos pela Lei das Águas (Lei 9.433/2017).

 

O Termo de Referência do SIRH Araguari foi finalizado e a empresa responsável contratada por meio de licitação, a WM - Meio Ambiente e Reflorestamento LTDA, passa para a etapa de execução e desenvolvimento.

 

O Sistema possibilitará ao Comitê “dar consistência e divulgar os dados e informações sobre a situação qualitativa e quantitativa dos recursos hídricos, atualizar permanentemente as informações sobre disponibilidade e demandas dos recursos hídricos e fornecer subsídios para a elaboração do Plano de Recursos Hídricos (Lei 9433, Art. 27).”

 

 

Outros assuntos tratados durante a reunião foram a definição de temas como a logo em comemoração aos 25 anos, determinação sobre o material institucional, diálogo e definição a respeito do material de certificação de participação Gestão (2018 a 2023), assim como os certificação de posse, crachá e cartão de votação para a próxima Gestão (2023 a 2027).

 

Também foi determinada a ordem de prioridade para a participação na Capacitação de Plano de Recursos Hídricos e Enquadramento dos Corpos de Água em Classes, que será a seguinte: 1) Diretoria; 2) Coordenadores das Câmaras Técnicas; 3) membros da Câmara Técnica de Planejamento e 4) membros da Plenária.

 

Assessoria de Comunicação CBH Araguari 

 TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social

Texto: Lara Freitas

 

Notícias em destaque

Mais notícias