Segunda fase do Cadastro Multifinalitário de Redes de Abastecimento de Água, Esgotamento Sanitário e Drenagem Pluvial é apresentado aos municípios
20/09/2022
A segunda fase do projeto de cadastro de redes de abastecimento de água, esgotamento sanitário e drenagem de águas pluviais foi apresentado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari (CBH Araguari), por meio da Abha Gestão de Águas, aos representantes das prefeituras de Pratinha, Tapira, Pedrinópolis, Santa Juliana, Campos Altos e Serra do Salitre. O encontro ocorreu de forma virtual, no dia 12 de setembro, para apresentar o plano de trabalho, o estudo de concepção, o projeto básico e executivo, bem como o estudo ambiental do sistema de esgotamento sanitário dos municípios contemplados.
O presidente do CBH Araguari, Bruno Gonçalves dos Santos, esclareceu sobre o objetivo do projeto. “O cadastramento das redes de abastecimento de água, esgotamento sanitário e de drenagem pluvial tem como intuito analisar e projetar as ações necessárias a serem executadas na área de saneamento básico das cidades selecionadas. O projeto está previsto nas ações do Plano Plurianual de Aplicação (PPA) 2020-2023, no Programa de Qualidade da Água, e visa a melhoria no saneamento básico de municípios da bacia do Rio Araguari. O objetivo do Comitê com este projeto é de auxiliar na gestão do saneamento dos municípios e projetos como esse são fundamentais para isso”, afirmou.
De acordo com a representante da empresa licitada para a execução do projeto, a Novaes Engenharia, Luana Ribeiro, ou municípios serão visitados. “Divididos em duas equipes, faremos as visitas entre os dias 13 e 16 de setembro. Precisamos entender a realidade de cada município, visitar pontos estratégicos, analisar estudos como o Plano Diretor de cada cidade, além de identificar questões como áreas de expansão, novos empreendimentos, vazões futuras de esgoto, entre outras”, explicou.
Durante a reunião, foi definido um cronograma de visitas junto aos responsáveis de cinco dos municípios, sendo que não foi possível a confirmação da visita para Serra do Salitre. Confira a previsão:
- 13/09 (terça-feira): Pedrinópolis;
- 14/09 (quarta-feira): Campos Altos e Santa Juliana;
- 15/09 (quinta-feira) e 16/09 (sexta-feira): Tapira e Pratinha;
O prazo de entrega e aprovação do Plano de Trabalho, Estudo de Concepção, Projeto Básico, Projeto Executivo e Estudo Ambiental) é de 240 dias.
Assessoria de Comunicação CBH Araguari
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
Texto: Lara Freitas
Notícias em destaque
Mais notícias19/11/2024
Expediente
08/11/2024
GT Sub-bacias avança nos trabalhos da nova divisão das ottobacias do Rio Araguar...
05/11/2024
Grupo de Trabalho do Comitê do Rio Araguari desenvolve roteiro para Simpósio de ...
05/11/2024