Grupo de Trabalho de Fomento a Viveiros realiza última reunião e sugere alteração no Plano de Aplicação Anual
18/11/2022
O Grupo de Trabalho de Fomento a Viveiros criado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari (CBH Araguari) se reuniu, no dia 9 de novembro, para apresentação do relatório final de atividades. Como o Instituto Estadual de Florestas (IEF) renunciou o aporte financeiro do Plano Plurianual de Aplicação (PPA) 2022/2024, o grupo recomenda que a Diretoria do Comitê altere o documento possibilitando que o aporte financeiro destinado a criação de um viveiro de mudas em parceria com o IEF possa ser destinado aos municípios interessados na implantação ou ampliação de viveiros destinados a recuperação de Áreas de Preservação Permanente situadas na Bacia Hidrográfica do Rio Araguari.
A rubrica de nº 4 (Programa de Impacto na Quantidade de Água) do PPA 2022/2024, item 4.3 (Ações Especiais), determina que o Comitê deve estabelecer e ampliar viveiro de mudas em parceria com o IEF.
A coordenadora do GT, Sandra Graciele Diniz, esclareceu que em vista da renúncia do IEF, deve ser realizada a alteração da rubrica. “O objetivo é que o aporte financeiro possa ser destinado aos municípios interessados na implantação ou ampliação de viveiros destinados ao fornecimento de mudas para a recuperação de áreas de APP na bacia do Rio Araguari”, disse.
Sendo assim, o GT de Fomento a Viveiros sugere que tais recursos aos municípios que apresentarem proposta de implantação ou reforma de viveiros. “Aplicamos um questionário para saber a intenção dos municípios quanto a construção ou reforma de viveiros em que alguns mostraram desinteresse em relação aos viveiros, visto que a maioria não possui recurso para a manutenção”, explicou Sandra Diniz.
O GT de Fomento a Viveiros sugere também que a Abha Gestão de Águas deve verificar a possibilidade de o CBH Araguari subsidiar recursos para a manutenção dos viveiros como insumos, sementes, equipamentos, dentre outros, para reduzir as despesas dos municípios com a manutenção.
As propostas do GT de Fomento a Viveiros serão apresentadas à Diretoria do CBH Araguari para aprovação.
Assessoria de Comunicação CBH Araguari
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
Texto: Lara Freitas
Notícias em destaque
Mais notícias19/11/2024
Expediente
08/11/2024
GT Sub-bacias avança nos trabalhos da nova divisão das ottobacias do Rio Araguar...
05/11/2024
Grupo de Trabalho do Comitê do Rio Araguari desenvolve roteiro para Simpósio de ...
05/11/2024