Câmara Técnica de Planejamento dialoga sobre próximos passos para o fomento de viveiros na região da bacia do rio Araguari
20/04/2023
O apoio na implantação, ampliação e manutenção de viveiros destinados ao fornecimento de mudas para a recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APPs) é um dos itens do Plano Plurianual de Aplicação (PPA) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari (CBH Araguari) e foi item de diálogo da 1ª Reunião Extraordinária da Câmara Técnica de Planejamento (CTPlan), que aconteceu no dia 13 de abril, de forma virtual.
No ano passado, o Grupo de Trabalho de Fomento a Viveiros finalizou seus trabalhos e, para garantir a legalidade e viabilidade do uso dos recursos para implantação ou ampliação de viveiros na região da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari, solicitou a retirada do Instituto Estadual de Florestas (IEF) da rubrica, uma vez que a instituição havia renunciado a sua participação no projeto.
Agora, após exclusão do IEF da rubrica, o debate passa a ser sobre questões técnicas e financeiras para a aplicação desse recurso. Para os membros da CTPlan, é necessário estruturar um projeto que contemple não só planos para a construção ou revitalização de viveiros, como também para a manutenção. “Se não houver compromisso de manutenção, estaremos desperdiçando recursos”, apontou o membro da Câmara, João Della Torres.
Como encaminhamento, a CTPlan encaminhará à Diretoria do CBH Araguari a recomendação de elaboração de um edital que garanta a viabilidade econômica, física e financeira do projeto, garantindo, dessa forma, a efetividade do investimento para que atinja os objetivos desejados. O edital deve ser redigido de forma que uma ou mais instituições, como consórcios ou grupos, possam participar e deve contemplar a obrigatoriedade de continuidade do projeto.
Drenagem de águas pluviais
A drenagem de águas pluviais, que é parte da segunda fase do projeto do cadastro multifinalitário de redes de abastecimento de água, esgotamento sanitário e drenagem de água pluviais também foi tema da reunião. Os cadastros trouxeram diagnósticos sobre a situação da captação e retirada das águas pluviais e, de acordo com o coordenador técnico da Abha Gestão de Águas, Hygor Siqueira, já forneceu “informações para começar, direcionar e tentar levantar os custos para iniciar propostas de investimentos para drenagem urbana ao Comitê”.
O projeto está previsto nas ações do Plano Plurianual de Aplicação (PPA) 2020-2023, no Programa de Qualidade da Água, e visa a melhoria no saneamento básico de municípios da bacia do Rio Araguari.
Assessoria de Comunicação CBH Araguari
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
Texto: Lara Freitas
Notícias em destaque
Mais notícias19/11/2024
Expediente
08/11/2024
GT Sub-bacias avança nos trabalhos da nova divisão das ottobacias do Rio Araguar...
05/11/2024
Grupo de Trabalho do Comitê do Rio Araguari desenvolve roteiro para Simpósio de ...
05/11/2024