Câmara do Comitê do Rio Araguari avança no desenvolvimento do Sistema de Informações da Bacia Hidrográfica
15/05/2024
No dia 7 de maio, a Câmara Técnica de Planejamento e Controle (CTPLAN) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari (CBH Araguari) realizou a sua 1ª Reunião Ordinária, em formato virtual. Na ocasião, os membros iniciaram os diálogos acerca de diversos temas.
Um dos destaques foi a apresentação do Sistema de Informações de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari - SIRH Araguari, uma plataforma tecnológica para gestão do conhecimento referente à Bacia Hidrográfica do Rio Araguari. A ferramenta permite o acesso de forma abrangente, controlada e colaborativa ao conjunto das informações disponíveis a respeito da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari, dando o devido suporte ao planejamento e gestão da Bacia e apoiando o Comitê e demais agentes envolvidos neste processo de gestão.
João Prates, analista de sistemas da Ecoplan Engenharia, empresa responsável pelo desenvolvimento do sistema, apresentou os módulos da plataforma: a Sala de Situação, que possibilita o acompanhamento de reservatórios e pontos de monitoramento na bacia do Rio Araguari; Araguari Mapa, que é a interface para disponibilização das informações geográficas da Bacia; e, por último, o SIGED, módulo voltado para a disponibilização dos documentos do Plano Diretor de Recursos Hídricos e outros documentos pertinentes. Em breve, os módulos estarão disponíveis ao público.
Durante a reunião, foi aprovada a instituição do Grupo de Trabalho Sub-bacias do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari. O objetivo do novo GT é discutir questões relacionadas às sub-bacias, como, por exemplo, a definição de prioridades de investimento.
Além disso, os membros da CTPLAN analisaram o Chamamento Público de Demanda Espontânea para seleção de propostas para execução de estudos, programas, projetos ou obras a serem financiados com recursos arrecadados com a cobrança pelo uso da água da bacia do Rio Araguari (MG).
Foi aprovada, ainda, a minuta do Edital de Apoio à Pesquisa 2024, que instaura o “Chamamento Público para Manifestação de Interesse de Instituições de Ensino Superior” com cursos nas áreas de engenharia ambiental, engenharia civil, engenharia florestal, engenharia química, engenharia sanitária, agronomia, geografia, geologia, meteorologia, biologia, administração, economia, arquitetura/urbanismo, sociologia e/ou afins, para que formalizem junto à ABHA, conforme cronograma, o projeto para desenvolvimento de pesquisas relacionadas aos recursos hídricos na área de abrangência da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari, inseridas nas linhas temáticas definidas pelo Comitê.
Outro edital de Chamamento Público de Manifestação de Interesse aprovado na ocasião foi voltado para o apoio na implementação, ampliação ou manutenção de viveiros de mudas para recuperação de Áreas de Preservação Permanente a serem financiados com recursos arrecadados com a Cobrança.
Notícias em destaque
Mais notícias19/11/2024
Expediente
08/11/2024
GT Sub-bacias avança nos trabalhos da nova divisão das ottobacias do Rio Araguar...
05/11/2024
Grupo de Trabalho do Comitê do Rio Araguari desenvolve roteiro para Simpósio de ...
05/11/2024