Loading...
Top Noticias

Notícias

17ª reunião do Fórum Mineiro de Comitês em Poços de Caldas - MG

NOTÍCIAS

28/03/2011

Durante a Semana da Água na bacia dos Rios Mogi-Guaçu e Pardo, promovida pelo CBH MOGI/PARDO, na cidade de Poços de Caldas – MG, também aconteceu paralelamente a  17ª reunião do Fórum Mineiro de Comitês, com a presença de representantes de 29 dos 36 comitês mineiros. A reunião do Fórum teve início na tarde do dia 23, com apresentações e debates sobre as questões energéticas no estado de Minas Gerais.

A cerimônia de abertura oficial da Semana da Água, na noite do dia 23, reuniu cerca de 200 pessoas, entre elas o Secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Adriano Magalhães Chaves, a Diretora Geral do IGAM, Cleide Izavel Pedrosa de Melo, o prefeito Municipal de Poços de Caldas, Paulo Cesar Silva, o prefeito de Andradas, Ademir Perez, o prefeito municipal de Cabo Verde, Cláudio Augusto Siqueira, o Deputado Estadual Pompílio Canavez , membros de comitês de bacia, entre outros convidados.

Na cerimônia, o coordenador geral do Fórum Mineiro de Comitês, Wilson Shimizu, ressaltou o bom momento para gestão de recursos hídricos e destacou a receptividade e diálogo com o Estado. “Ainda temos um grande desafio, mas a missão do Fórum é promover a interatividade entre os CBHs e ajudar a construir políticas de gestão que atendam a todo o Estado”, explicou Shimizu.

O prefeito de Poços de Caldas Paulo Cesar Silva destacou que “o grande desafio é atender à comunidade sem prejudicar o meio ambiente”. O presidente do CBH Mogi Iguaçu Pardo, Antônio Carlos Sales, um dos anfitriões do evento, falou da importância de ações como a Semana da Água e as reuniões do Fórum de Comitês, “cada ação nesse sentido é como uma semente plantada, e, mesmo que leve algum tempo, na hora certa ela brota e dá seus frutos. É dessa forma que eu acredito que podemos criar um mundo melhor, ressaltou Sales. Logo em seguida o presidente do CBH MOGI/PARDO fez o lançamento oficial do Plano Diretor da Bacia, entregando uma cópia à Dra. Cleide e ao Secretário de Estado.

O secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Adriano Magalhães Chaves, apresentou um panorama da gestão das águas no Estado, com base no mapa da qualidade das águas e destacou a melhoria da qualidade e a necessidade de mais ações para aumentar os índices de qualidade da água. O secretário ressaltou também a responsabilidade dos membros dos CBHs na gestão de recursos hídricos.

Na cerimônia, foi lançado o livro Expedição Mucuri, uma coletânea de informações que mostram a realidade da Bacia do Rio Mucuri. A organizadora do livro, Alice Lorentz Godinho, explicou que o sucesso de um CBH está ligado ao seu conhecimento e à participação da sociedade, daí a importância desta obra.

Durante o dia 24, enquanto a Trupe Gaia ofereceu oficinas gratuitas de teatro e circo à população, o Fórum Mineiro se reuniu, com a participação do secretário Adriano Magalhães. O secretário apresentou as mudanças estruturais que estão em curso no Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema).

No encontro, ele falou sobre o novo formato da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). A nova estrutura é formada pela Subsecretaria de Controle e Fiscalização Integrada, que assumiu todas as funções relativas à fiscalização ambiental no Estado, pela subsecretaria de Gestão e Regularização Ambiental Integrada, responsável pelo licenciamento ambiental e atos autorizativos, e pela subsecretaria de Inovação e Logística.

Adriano Magalhães também apresentou a proposta do Governo de criar um novo órgão, que vai integrar as atuais funções do Instituto Estadual de Florestas (IEF), do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e da Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam). A justificativa do secretário é de que as mudanças objetivam exclusivamente a eficiência na gestão, sem nenhum prejuízo para os servidores dos órgãos envolvidos ou para as políticas de preservação e fiscalização ambiental.

A Semana da Água na bacia dos Rios Mogi-Guaçu e Pardo foi promovida pelo CBH MOGI/PARDO e contou com grande representação social, em todas as suas esferas. O evento teve o apoio da PUC Minas, Prefeitura de Poços de Caldas, Emater, IGAM e o patrocínio do DMAE, DME Energética, Grupo MeG, Danone e Alcoa S. A.

Notícias em destaque

Mais notícias