Loading...
Top Noticias

Notícias

Brasileiro é escolhido para cargo nas Nações Unidas

NOTÍCIAS

23/01/2012

Brasileiro é escolhido para cargo nas Nações Unidas

A Organização das Nações Unidas (ONU) anunciou na tarde desta sexta-feira (20) a escolha do secretário de Biodiversidade e Floresta do Ministério do Meio Ambiente, Bráulio Ferreira de Souza Dias, para o cargo de Secretário Executivo da Convenção sobre Diversidade Ideológica da ONU.

A nomeação de Souza Dias foi comemorada pelo Palácio do Planalto, especialmente por ser no ano em que o Brasil sediará a convenção Rio+20, conferência que vai debater o desenvolvimento sustentável.

"Vinte anos depois da Rio 92, quando a gente instituiu a convenção, um brasileiro, um membro do governo brasileiro assume a convenção. Essa é uma notícia espetacular, ainda mais com a Rio+20 acontecendo agora em junho. É uma sinalização dos belos resultados que o Brasil tem. É um reconhecimento da liderança que o Brasil vem exercendo nos cenários ambientais", disse a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.

A escolha de Souza Dias foi feita pelo secretário-geral da ONU, Ban-Ki-moon. O mandato é de quatro anos, tempo em que terá trabalhos voltados para a implementação dos programas, planos e estratégias da convenção, além de protocolos, como o de Nagoia, que trata sobre acessos a recursos genéticos e repartição dos derivados e suas utilização.

Formado pela Universidade de Brasília (UnB), com doutorado em Zoologia pela Universidade de Edimburgo, Souza Dias começou sua carreira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo ele, entre os principais desafios que terá na ONU estará fazer com que outros setores, além dos ambientais, voltem suas atenções para o meio ambiente.

"A grande agenda é o desafio de fazer que outros setores dêem atenção à biodiversidade, que não pode ser tratada apenas pela área ambiental. Vai ser um grande desafio engajar todos os setores", afirmou o novo secretário.

A posse de Souza Dias na ONU ainda não tem data marcada, mas a expectativa dele é de que seja ainda em fevereiro. "É um coroamento da minha carreira", afirmou o secretário.
 

Notícias em destaque

Mais notícias