Loading...
Top Noticias

Notícias

CBH Araguari e UFU se reúnem para unir forças em projeto

NOTÍCIAS

12/05/2015

CBH Araguari e UFU se reúnem para unir forças em projeto

O Plano de Contingência para Enfrentamento da Crise Hídrica do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari (CBH Araguari) contempla a criação de uma sala de situação, para fazer o monitoramento das sub-bacias declaradas ou com potencial de conflitos e mananciais urbanos. Para isso, dois técnicos serão contratados pelo comitê, enquanto o Ministério Público fornecerá os equipamentos necessários para esse monitoramento. Também é pretendido que a sala fique dentro da Superintendência Regional de Regularização Ambiental – Supram, em Uberlândia.

Em reunião na tarde de ontem (11), com docentes da Universidade Federal de Uberlândia, foi proposto que a Universidade também entre nesse projeto para agregar conhecimento, equipamentos já presentes no Laboratório de Climatologia da UFU, além de criar programas de estágio para a pós-graduação, dentro da sala de situação. Os presentes se interessaram e, ainda, disponibilizaram os veículos de comunicação da instituição para divulgação de boletins desenvolvidos pelo monitoramento.

A Universidade possui um projeto em desenvolvimento, o Centro de Pesquisa e Inovação em Recursos Hídricos, que contempla um desejo antigo da UFU de se criar um observatório das águas. Com isso, também foi debatido a importância que Uberlândia vem ganhando no cenário mundial, referente aos recursos hídricos.

 

Estavam presentes do Instituto de Geografia os professores Luiz Antonio de Oliveira, Claudio Antonio di Mauro, Vanderlei de Oliveira Ferreira, Jorge Luiz Silva Britto, Sylvio Andreozzi, Washington Luiz Assunção e Paulo Cézar Mendes, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Marcelo Emílio Beletti, do Centro de Pesquisa e Inovação em Recursos Hídricos o coordenador Armando Gallo Yahn Filho e Ariadna Cristina de Almeida, da Engenharia Química Juliana de Sousa Ferreira, do Instituto de Genética e Bioquímica Foued Salmen Espindola, o diretor de pesquisa da UFU Noelio Oliveira Dantas, e representando a secretaria de Meio Ambiente, da prefeitura de Uberlândia, Marina Lígia de Oliveira Rocha.

Notícias em destaque

Mais notícias