Loading...
Top Noticias

Notícias

CBH Araguari planeja revisão do Plano Diretor

NOTÍCIAS

15/07/2015

CBH Araguari planeja revisão do Plano Diretor

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari (CBH Araguari) convocou uma Assembleia Extraordinário, que será realizada amanhã (16), a partir das 8h, na Fiemg, em Uberlândia. O Objetivo dessa reunião será a troca de experiências para agregar conhecimento teórico e prático na revisão do Plano Diretor da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari.

Na parte da manhã, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) apresentará sua política frente aos recursos hídricos. Os membros receberão, ainda, o geógrafo e coordenador estadual do Zoneamento Ambiental e Produtivo – ZAP da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado Minas Gerais (Emater), Thales Pinto, que que apresentará a metodologia ZAP – ferramenta que será usada no Plano.

Já na parte da tarde, o presidente do CBH Velhas, Marcus Polignano, trará informações sobre mobilização social na construção do Plano de Bacia. Os segmentos de lazer, saneamento, mineração, geração de energia e indústria apresentarão suas expectativas quanto à revisão do Plano.

Sobre o Plano de Bacia

Com base em um profundo diagnóstico, o Plano Diretor de Recursos Hídricos orienta quanto às alternativas ideais para utilização e manejo das águas de uma bacia hidrográfica. Este planejamento auxilia na tomada de decisão, de modo a produzir os melhores resultados econômicos, sociais e ambientais. No Plano Diretor de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Araguari estão contidos programas e projetos de curto, médio e longo prazo, estabelecendo as diretrizes para a implementação dos demais instrumentos de gestão, como outorga do direito de uso dos recursos hídricos, enquadramento dos corpos de água e cobrança pelo uso dos recursos hídricos, entre outros.

Sobre o CBH Araguari

 

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari é um fórum de discussão que integra o poder público, a sociedade civil e os usuários de água para planejar, de forma participativa e descentralizada, o uso dos recursos hídricos na região da bacia hidrográfica do rio Araguari, bem como proteger os mananciais e contribuir para o desenvolvimento sustentável.

Notícias em destaque

Mais notícias