Acompanhe como estão as atividades do XX Encob 2018
23/08/2018
Desde segunda-feira, 20, acontece o XX Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob), em Florianópolis. O evento vai até o dia 24 e apresenta uma programação repleta de oficinas, painéis, palestras e bate-papos com temas que visam melhorar a gestão de recursos hídricos no país e o compartilhamento de ideias e soluções para os desafios que existem nos trabalhos desenvolvidos pelos Comitês.
O encontro conta com a presença de centenas de pessoas que têm um trabalho ativo nos Comitês de Bacia no Brasil, entre eles: o Coordenador do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (FNCH) e membro do CBH Araguari, Hideraldo Buch; Secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Santa Catarina, Adenilso Biasus, representando o Governador; Diretora presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Christianne Dias; Secretário de Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Jair Vieira Tannús Júnior; entre outros.
O evento contou com mais de mil inscritos que representam os Comitês de Bacias Hidrográficas estaduais e interestaduais, além de órgãos gestores e demais atores do Sistema Nacional de Recursos Hídricos.
Já foram trabalhados temas como: o processo para o Enquadramento dos corpos de água superficial e a participação dos comitês de bacia; Planejamento e Controle de Águas Subterrâneas: Experiência dos Comitês de Bacia; Água, Comunicação e Redes Sociais; Pagamentos por Serviços Ambientais e o instrumento da cobrança; Oficina Água e Gênero: Embaixadoras da Água; e O Brasil que Cuida de suas Águas: Construindo as bases para o Programa Nacional de Revitalização de Bacias Hidrográficas. Transparência, inovação, gestão de conflitos e cases de sucesso implantados em alguns comitês também foram discutidos e compartilhados durante os três primeiros dias de evento.
“O Encob está cumprindo o seu intuito, com palestras e oficinas com temas extremamente interessantes e ricos em conteúdo. Uma pena que os eventos aconteçam ao mesmo tempo e que tenhamos que escolher entre algumas atividades. Um dos pontos que tem me chamado atenção são os momentos com debates voltados ao tema: gestão, porque para nós, enquanto membros de comitês, é muito importante conseguir aproveitar todos os assuntos relacionados às políticas de recursos hídricos e fazer com que esses eventos sirvam também de capacitação para nós” afirma Luiz Humberto, membro do CBH Araguari.
Notícias em destaque
Mais notícias19/11/2024
Expediente
08/11/2024
GT Sub-bacias avança nos trabalhos da nova divisão das ottobacias do Rio Araguar...
05/11/2024
Grupo de Trabalho do Comitê do Rio Araguari desenvolve roteiro para Simpósio de ...
05/11/2024