Câmara retoma suas atividades e analisam projetos em andamento
01/03/2021
Na manhã de hoje (1), os membros da Câmara Técnica de Planejamento e Controle (CTPlan) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari (CBH Araguari) se reuniram na 1ª reunião ordinária de 2021.
Na ocasião, os membros da Câmara Técnica indicaram o membro e representante do Departamento Municipal de Água e Esgoto de Uberlândia (Dmae) Luiz Humberto de Freitas para representar a CTPlan no Grupo de Trabalho do Plano de Aplicação Plurianual (GT PPA) do Comitê. Em seguida, os membros definiram o plano de trabalho da Câmara Técnica e a agenda de reuniões para este ano.
No plano de trabalho está previsto o acompanhamento dos projetos de cartografia digital, cadastro técnico multifinalitário de redes de água, esgotamento sanitário e drenagem fluvial em municípios selecionados, Sistema de Informações Geográficas (SIG), saneamento, estudo de capacidade de suporte do Lago de Capim Branco I, recuperação do córrego capão da erva, recuperação do lixão de Santa Juliana, enquadramento e revisão do plano e dos valores da cobrança pelo uso dos recursos hídricos.
A agenda de reuniões ficou definida da seguinte forma:
Cartografia digital
Também na 1ª reunião de 2021 da CTPlan, os membros tiveram acesso ao primeiro levantamento orçamentário da ABHA Gestão de Águas para contratação da cartografia digital. Depois dos apontamentos de cada membro, a Câmara Técnica encaminhou pela revisão do Termo de Referência (TR) e a busca de outros orçamentos.
Cadastro técnico multifinalitário
Representando o consórcio PP Araguari, Luiz Henrique Araújo explicou sobre o planejamento inicial da empresa para atendimento dos seis municípios selecionados. Araújo também falou sobre a experiência do consórcio para execução do serviço. Segundo ele, a empresa se especializou na área de atendimento para recadastramento e hoje já tem cerca de 10 mil quilômetros de redes cadastradas e sistemas desenvolvidos em todo Brasil.
Ele ainda destacou que o plano de trabalho para a execução do serviço nos seis municípios na Bacia Hidrográfica do Rio Araguari já foi entregue pela empresa. Em Pratinha, 100% do serviço foi realizado, e os técnicos já estão trabalhando em Tapira, segunda cidade do cronograma.
Projeto de Estudo de Concepção
Os membros também solicitaram a maior quantidade possível de elementos sobre o projeto e a equipe técnica da ABHA Gestão de Águas se comprometeu a fazer o levantamento para contratação de profissional especializado.
Moema Morgado, da ABHA, ainda informou que o processo de contratação passa por elaboração de Termo de Referência (TR), elaboração de edital e processo de licitação.
Notícias em destaque
Mais notícias19/11/2024
Expediente
08/11/2024
GT Sub-bacias avança nos trabalhos da nova divisão das ottobacias do Rio Araguar...
05/11/2024
Grupo de Trabalho do Comitê do Rio Araguari desenvolve roteiro para Simpósio de ...
05/11/2024