Comissão Gestora do Ribeirão Guaritas delega funções à Associação dos Irrigantes do Alto Paranaíba
09/03/2021
No primeiro encontro da Comissão Gestora Local (CGL) do Ribeirão Guaritas - afluente do Rio Araguari na região de Campos Altos – realizado na manhã desta terça (9), os membros delegaram as funções da CGL à Associação dos Irrigantes do Alto Paranaíba. A Associação será a responsável por conduzir os trabalhos da Comissão.
Antes da indicação, os membros também puderam visualizar uma apresentação conduzida pelo representando o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Lucas Berbert, em que explicou aspectos como funcionamento do processo de Declaração de Área de Conflito (DAC), portaria provisória, estrutura e atribuições da Comissão.
O representante do Igam ainda falou dos objetivos que devem ser considerados durante a elaboração do termo de alocação da água: distribuição de recursos hídricos entre os usuários existentes em uma porção hidrográfica, garantia do princípio dos usos múltiplos, atendimento das necessidades ambientais e sociais por recursos hídricos, eliminação ou atenuação dos conflitos entre usuários dos recursos hídricos e planejamento das demandas hídricas futuras.
Na reunião de hoje, a Comissão também votou para escolher o Presidente e o Vice-Presidente. A CGL do Ribeirão Guaritas indicou Celio Yoshiyuki para a presidência da Comissão e Laryssa Andrade, representante da Agropecuária Funchal Ltda, para a vice-presidência. O prazo de cinco anos foi definido como período de validade da Comissão e a CGL do Ribeirão Guaritas agora deve definir o calendário de reuniões e as etapas de cada atividade desenvolvida pelo grupo.
Notícias em destaque
Mais notícias19/11/2024
Expediente
08/11/2024
GT Sub-bacias avança nos trabalhos da nova divisão das ottobacias do Rio Araguar...
05/11/2024
Grupo de Trabalho do Comitê do Rio Araguari desenvolve roteiro para Simpósio de ...
05/11/2024