Loading...
Top Noticias

Notícias

Seca mais intensa

NOTÍCIAS

16/09/2021

Seca mais intensa

Chuvas abaixo da média acendem alerta nos reservatórios

 

Os reservatórios das Usinas Hidrelétricas do Sudeste e do Centro-Oeste operam com apenas 20% de sua capacidade de armazenamento. Responsáveis por cerca de 70% da geração hídrica do país, os reservatórios apresentam os níveis mais baixos dos últimos 91 anos. Os dados são do último boletim divulgado pelo Operador Nacional do Sistema (ONS). O volume útil da usina de Nova Ponte, localizada às margens do Rio Araguari é de 11,13%. O subsistema Centro Oeste está operando com 18,24 % de sua capacidade.

 

Os reservatórios do Nordeste operam com 45,4% da capacidade de armazenamento. O volume útil do reservatório da hidrelétrica de Sobradinho está em 58,23%. Já as usinas da região Norte operam com 65,22% da capacidade. E a hidrelétrica de Tucuruí segue com 50,69%.

 

De acordo com o relatório do ONS, a situação dos reservatórios das hidrelétricas é crítica e deve se agravar ainda mais até o final de setembro. As projeções apontam que o nível do subsistema Sudeste/Centro-Oeste, deve cair para 15,2%. A queda também deve ser observada nas demais regiões: no Sul – de 26,22% para 22,6%; no Nordeste, de 48,15% para 40,1%; e no Norte, de 69,11% para 65,2%.

 

Vários reservatórios brasileiros estão se aproximando de atingir o nível mínimo necessário para geração de energia elétrica. O nível de água dos principais reservatórios do país continua baixando e rápido. Por medidas de segurança, recomenda-se o desligamento das usinas quando a concentração de água chegar a 10%. 

 

 

Assessoria de Comunicação CBH Araguari:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
Texto: Luiza Baggio

Notícias em destaque

Mais notícias