CBH Araguari realiza o cadastramento de redes de abastecimento de água, esgoto e de drenagem de água pluviais
23/09/2021
Seis municípios da bacia do Rio Araguari receberão o cadastramento dos elementos que compõem os sistemas de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário e drenagem pluvial. O projeto piloto é realizado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari (CBH Araguari) e tem a previsão de ser finalizado até o final do ano de 2021.
O objetivo do projeto é cadastrar os sistemas de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário e drenagem de águas pluviais com informações relativas a toda infraestrutura dos sistemas para facilitar a busca dos municípios contemplados por investimentos nestas áreas com a aquisição dos dados levantados. O projeto é previsto nas ações do Plano Plurianual de Aplicação (PPA) 2020-2023 no Programa de Qualidade da Água.
Os cadastros dos municípios de Pratinha, Tapira e Pedrinópolis foram finalizados. O trabalho de campo de Santa Juliana já foi realizado e a equipe técnica encontra-se em Campos Altos. Por fim, o cadastramento será executado em Serra do Salitre.
O secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Campos Altos, Carlos Alexandre Mendonça acompanhou a realização do projeto. “O saneamento básico é de suma importância para o município. A partir do diagnóstico realizado pelo CBH Araguari vamos buscar recursos e projetos para melhorias no abastecimento de água, tratamento de esgoto e drenagem pluvial”, destacou.
O coordenador da Câmara Técnica de Planejamento e Controle (CTPlan) do CBH Araguari, Sylvio Luiz Andreozzi, esclarece sobre a importância do projeto. “Muitos municípios, principalmente os pequenos, não possuem esse mapeamento por falta de recurso e equipe especializada. O CBH Araguari tem a meta de que os 20 municípios da bacia tenham abastecimento de água potável, bem como 100% do esgoto tratado e de recolhimento adequado das águas pluviais. Esse projeto é o caminho para alcançarmos essa meta”, disse.
Sylvio Andreozzi explicou ainda que com o cadastramento das redes finalizado o CBH Araguari vai projetar as ações necessárias a serem executadas na área de saneamento básico desses municípios. “Paralelamente, o Comitê vai elaborar projetos básicos e executivos dos sistemas de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário e drenagem pluvial nos municípios da bacia hidrográfica do rio Araguari, selecionados em edital específico para tal finalidade”, finalizou.
Assessoria de Comunicação CBH Araguari
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
Texto: Luiza Baggio
Notícias em destaque
Mais notícias19/11/2024
Expediente
08/11/2024
GT Sub-bacias avança nos trabalhos da nova divisão das ottobacias do Rio Araguar...
05/11/2024
Grupo de Trabalho do Comitê do Rio Araguari desenvolve roteiro para Simpósio de ...
05/11/2024