Comitê entrega projeto voltado para Saneamento a seis municípios da bacia do Rio Araguari
11/04/2022
O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari (CBH Araguari) entregou nesta quinta-feira (07/04), em Assembleia Geral realizada na Câmara de Dirigentes Lojistas de Araguari, o cadastramento dos elementos que compõem os sistemas de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário e drenagem pluvial a seis municípios de sua bacia hidrográfica.
Estiveram presentes o Secretário de Meio Ambiente de Araguari, Guilherme Santana e a Superintendente da Superintendência de Água e Esgoto de Araguari (SAE), Cláudia Eliane, ambos representando o prefeito de Araguari. “Em nome do prefeito Renato Carvalho, é uma grande alegria receber todos no município. Desejo boas-vindas em nossa cidade, estamos sempre de portas abertas, principalmente para o CBH Araguari, que tem uma função ambiental gigantesca e está sempre ao lado do meio ambiente”, relatou Guilherme Santana.
Os municípios contemplados pela ação foram Pratinha, Tapira, Pedrinópolis, Santa Juliana, Campos Altos e Serra do Salitre. Os prefeitos desses municípios receberam o cadastramento da diretoria do CBH Araguari. O cadastramento das redes de abastecimento de água, esgotamento sanitário e de drenagem pluvial vai projetar as ações necessárias a serem executadas na área de saneamento básico dos municípios contemplados. As informações relativas à infraestrutura dos sistemas visam facilitar a busca dos municípios contemplados por investimentos nestas áreas com a aquisição dos dados levantados.
Para o presidente do CBH Araguari a entrega dos dados é um momento importante. “Esse diagnóstico com o planejamento das ações de abastecimento de água, esgotamento sanitário e drenagem pluvial é necessário e precisa preceder as obras para resultados mais eficientes. Para os municípios, isso é excelente, pois terão como planejar o crescimento, tanto como déficits sanitários a partir dos dados técnicos analisados”, disse.
O diretor-presidente da Abha Gestão de Águas, entidade equiparada à agência de bacia do CBH Araguari, Thiago Alves do Nascimento, em entrevista, acrescentou que o cadastro multifinalitário de redes é um documento essencial para a gestão dos recursos hídricos. “O cadastro traz uma atualização completa para o município a respeito de onde estão as redes fluviais, as coletoras de esgoto, para assim definir os locais que precisam de investimentos e planejar a ampliação, construção e o futuro da cidade relacionado à questão do saneamento”.
O CBH Araguari pretende realizar o cadastramento em outros municípios de sua bacia, além ações de melhoria na área do saneamento básico, conforme diz o coordenador da Câmara Técnica de Planeamento do CBH Araguari (CTPLAN), Sylvio Andreozzi. “Já estamos abrindo o segundo chamamento para dar a mesma oportunidade àqueles que não se apresentaram na primeira vez”, diz o coordenador.
Além disso, Sylvio Andreozzi também contou um pouco da trajetória do projeto até o momento. “A Câmara Técnica foi convocada há mais de dois anos pelo Ministério Público com a queixa de que havia a arrecadação pela Cobrança pelo uso da água, mas pouco retorno. Traçamos então um planejamento para que o dinheiro público fosse mais bem utilizado, pois não queríamos investir a verba em qualquer projeto. Isso significava ter um diagnóstico preciso a respeito da situação dos municípios quanto a três questões básicas: o fornecimento de água tratada, o esgotamento e tratamento sanitário e a questão das redes pluviais. Deparamo-nos com uma grande falta de informação por parte desses municípios, isso tornou o cadastro multifinalitário fundamental para sabermos exatamente o que está acontecendo em cada um deles e, a partir disso, começar o trabalho para melhorar por completo esses aspectos”
De acordo com ele, o objetivo é atender, a médio prazo, todos os municípios da Bacia do Araguari. “Fico muito feliz em poder participar dessa Assembleia hoje, pois ela nos delegou uma missão e grande independência para seguir com o projeto. Fico mais feliz ainda em poder dizer que a primeira parte do nosso compromisso está sendo entregue agora. Nossa caminhada ainda é longa e continuaremos fazendo esse trabalho pela nossa bacia”, finaliza o coordenador Andreozzi.
Confira a palavra dos beneficiados:
“Temos o compromisso com a população de Campos Altos sobre dar uma melhor qualidade de vida. A situação financeira do município é muito difícil e não teríamos como arcar com esse cadastro. Conforme dito pelo presidente do CBH Araguari, não adianta fazer um serviço sem planejamento, pois não terá como operacionalizar. Agradecemos ao Comitê por essa grande contribuição que será o primeiro passo para resolver definitivamente o problema do abastecimento de água de Campos Altos”.
Paulo Almeida – prefeito de Campos Altos
“Recebemos hoje o produto que é o planejamento sobre nosso tratamento de água, rede esgoto e drenagem pluvial. O saneamento básico é uma prioridade da nossa gestão. O cadastro de rede multifinalitário será muito importante, principalmente na área da saúde, para melhorias na qualidade de vida da população. Eu acredito que o desenvolvimento vem através deste trabalho realizado pelo CBH Araguari.”
Maura Assunção de Melo – prefeita de Tapira
“Sabemos do compromisso do CBH Araguari em fazer um trabalho sério na aplicação dos recursos da cobrança. Com o cadastro de redes conseguiremos alavancar no município outros projetos na área de saneamento básico. Agradecemos o empenho e dedicação do Comitê que tem tido um trabalho muito bem conduzido e transparente.”
Luiz Antônio Centenaro, secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e Limpeza Pública de Pedrinópolis
“De agora em diante, todos municípios contemplados com o cadastro de rede terão que aprender sobre gestão de saneamento básico. O papel do Comitê nesse processo foi extremamente importante, pois é o cadastro que dá os caminhos e estabelece metas de gestão e planejamento para os municípios. Ele é fundamental.”
Marcos da Gama, representante do prefeito de Santa Juliana
Assessoria de Comunicação CBH Araguari
Notícias em destaque
Mais notícias19/11/2024
Expediente
08/11/2024
GT Sub-bacias avança nos trabalhos da nova divisão das ottobacias do Rio Araguar...
05/11/2024
Grupo de Trabalho do Comitê do Rio Araguari desenvolve roteiro para Simpósio de ...
05/11/2024