Diretoria do CBH Araguari dialoga sobre detalhes do XXlV ENCOB entre outros temas
20/05/2022
A diretoria do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Araguari (CBH Araguari) se reuniu no dia 17 de maio, para a 1ª Reunião Ordinária de 2022, de forma híbrida, sendo a presencial na sede da Associação Multissetorial de Usuários de Bacias Hidrográficas (Abha), em Araguari.
O CBH Araguari analisou a possibilidade de participar do XXlV Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (ENCOB), que acontece nos dias 22 a 26 de agosto deste ano, na cidade de Foz do Iguaçu (Paraná), com um stand. O evento é o maior encontro sobre o tema “água” no Brasil e reunirá em torno de 14 mil pessoas, entre representantes da sociedade civil, poder público e usuários de recursos hídricos.
A diretoria do CBH Araguari também avaliou o orçamento previsto para participação no evento. Foi definido que doze membros do Comitê poderão participar do evento, sendo quatro membros da Diretoria e as oito restantes destinadas para os segmentos, sendo duas para cada segmento (poder público estadual, poder público municipal, usuários de água e sociedade civil).
O Programa Barraginhas também foi tema da pauta e o coordenador técnico da ABHA Gestão de Águas, Hygor Siqueira, apresentou uma nota técnica que visa recursos para o projeto. As verbas seriam destinadas a maquinários como tratores e caminhões para construção e intervenções.
O presidente do CBH Araguari, Bruno Gonçalves dos Santos, sugeriu que o parecer da solicitação fosse reforçado. Após diálogo sobre os recursos dispostos no Plano de Recursos Hídricos, determinou-se solicitação de um levantamento de valores à Abha Gestão de Águas, tanto como um encaminhamento de uma abertura de demanda espontânea.
A 1ª Reunião Ordinária de Diretoria também retomou a discussão sobre o SOS Represa Nova Ponte e a Carta Aberta dos Municípios submetida ao Comitê. O projeto visa a preservação da represa que tem sofrido severamente os efeitos da seca do último ano. Mais informações em www.sosnovaponte.org.
Os municípios solicitam na Carta Aberta ações imediatas de médio a longo prazo. O documento também pleiteia a viabilização do Programa Mais Água. Após diálogo, os membros determinaram o agendamento de reunião com órgãos competentes, como a Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG), a ABHA Gestão de Águas e o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), para maiores discussões e entendimentos sobre a situação.
“O papel do Comitê é a gestão, é informar a todos sobre determinadas situações, sobre o que está acontecendo, entender a dinâmica, o atual planejamento e onde devemos atuar”, disse o presidente Bruno sobre o assunto.
A nova proposta da equipe de comunicação do CBH Araguari para as redes sociais foi outro tema da reunião da diretoria. O objetivo é ampliar a visibilidade do Comitê nas redes sociais. Os presentes dialogaram sobre a proposta e parecer apresentado pela ABHA Gestão de Águas. A proposta será apresentada ao plenário do CBH Araguari para aprovação.
Assessoria de Comunicação CBH Araguari
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
Texto e foto: Lara Freitas
Notícias em destaque
Mais notícias19/11/2024
Expediente
08/11/2024
GT Sub-bacias avança nos trabalhos da nova divisão das ottobacias do Rio Araguar...
05/11/2024
Grupo de Trabalho do Comitê do Rio Araguari desenvolve roteiro para Simpósio de ...
05/11/2024