Câmara Técnica do Comitê do Rio Araguari dialogam sobre ferramentas de aprimoramento de gestão
26/07/2022
A Câmara Técnica de Planejamento e Controle (CTPlan) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari (CBH Araguari) se encontrou, em 21 de julho, para a 2ª reunião do ano, que aconteceu de forma virtual e extraordinária. Um dos itens de pauta do dia foi o Sistema de Informações sobre Recursos Hídricos (SIRH).
O sistema é um dos instrumentos da Política Nacional de Recursos Hídricos definidos pela Lei das Águas (Lei 9.433/1997) que tem como intuito coletar, tratar, armazenar e recuperar informações sobre os recursos hídricos e fatores que interferem na gestão.
Durante a reunião, os membros dialogaram sobre questões relacionadas à interface do sistema, tanto no âmbito de integração com outros bancos de dados - além do CBH Araguari, como também a forma que as informações de caráter público serão disponibilizadas. Outro item debatido foi a criação de uma plataforma que seja intuitiva e de fácil uso, podendo ser utilizada e entendida por qualquer usuário.
Além disso, um dos intuitos do diálogo foi pontuar e alinhar as expectativas do CBH Araguari em relação à capacidade do sistema, que está em fase de concepção atualmente contratada a fase de concepção do SIRH, a fim de acrescentá-las. Para o responsável pela elaboração da Concepção do SIRH, Alfredo Libano Soares a K2 Sistemas “a interface e integração de sistemas, tecnologicamente falando, não é uma adversidade, a questão é depender da autorização do acesso aos dados por parte do órgão que dispõe das informações desejadas pelo CBH Araguari”.
Para o coordenador da CTPlan, Sylvio Andreozzi, o planejamento e a gestão dos recursos hídricos do Comitê vai progredir significativamente com um banco de dados disponível. “Com essas informações poderemos entender nossas prioridades e saber elencar investimentos. Por meio desse sistema, temos a pretensão de transformar o CBH Araguari em modelo e padrão para outros comitês de bacias hidrográficas do Brasil”.
Em seguida, a empresa Geoambiente, responsável pela elaboração da Cartografia Digital, executou uma apresentação para atualizar o CBH Araguari do trabalho realizado até o momento. A empresa foi contemplada no processo seletivo para “execução de serviços técnicos, com vistas ao levantamento e criação de uma base de dados georreferenciada e à elaboração de produtos cartográficos digitais para uso no Sistema de Informação de Recursos Hídricos”.
Segundo o representante da empresa, a primeira etapa do projeto já foi entregue e aprovada pela Abha Gestão de Águas, em acordo com os prazos estabelecidos pelo Plano de Trabalho. Já sobre a segunda etapa, o produto preliminar se encontra sob avaliação do órgão, com previsão de entrega do produto dessa etapa para o dia 22 de agosto.
A empresa WM - Meio Ambiente e Reflorestamento LTDA, gerenciadora do projeto para acompanhamento, fiscalização e validação dos produtos relacionados ao levantamento e criação de uma base de dados georreferenciada e a elaboração de produtos cartográficos para uso no SIRH da bacia do Rio Araguari, deu respaldo à apresentação realizada pela Geoambiente.
De acordo com a gerenciadora do projeto, três produtos da primeira etapa e um da segunda etapa do projeto já foram validados, aprovados e receberam pareceres técnicos positivos. Entre esses produtos, estão cartas topográficas vetoriais preliminares, Modelos Digitais de Superfície (MDS) e seus respectivos metadados, assim como outros processos de mapeamento cartográfico.
A previsão da entrega final do Sistema Integrado de Gerenciamento dos Recursos Hídricos - SIRH, do CBH Araguari, é para agosto de 2023.
Assessoria de Comunicação CBH Araguari
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
Texto: Lara Freitas
Notícias em destaque
Mais notícias19/11/2024
Expediente
08/11/2024
GT Sub-bacias avança nos trabalhos da nova divisão das ottobacias do Rio Araguar...
05/11/2024
Grupo de Trabalho do Comitê do Rio Araguari desenvolve roteiro para Simpósio de ...
05/11/2024