Viveiro de Ibiá recebe visita técnica do GT Fomento à Viveiros do Comitê do Rio Araguari
26/09/2022
Os membros do Grupo de Fomento a Viveiros (GT Viveiros) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari (CBH Araguari) realizaram uma visita técnica ao Horto Municipal de Ibiá, no dia 16 de setembro. O viveiro foi um dos primeiros projetos financiados pelo CBH Araguari, no ano de 2011, com os recursos da cobrança pelo uso da água para ampliação e melhorias. A visita teve a finalidade de analisar o viveiro, a capacidade de produção, a estrutura e entender as dificuldades enfrentadas.
O GT Fomento a Viveiros foi criado com o intuito de estabelecer e ampliar viveiro de mudas na bacia, em parceria com o Instituto Estadual de Florestas (IEF). “Fomos em busca de subsídios técnicos e de gestão para que possamos fazer o trabalho com melhor embasamento. Como o viveiro foi construído pela Abha Gestão de Águas, em parceria com o Comitê, buscamos ver de perto”, disse a coordenadora do GT, Sandra Gracielle, sobre a visita e os planos para o Horto Municipal de Ibiá.
Os membros do GT puderam conhecer e observar as técnicas de cultivo e a diversidade de mudas, além de conversar com os cuidadores do local para entender as adversidades enfrentadas por eles. O GT também aproveitou o encontro para conversar e ponderar sobre a ideias de criar um viveiro na região do Triângulo Mineiro. Uma das sugestões, além da concepção do viveiro, foi a criação de um banco de sementes, possibilidade que será analisada em reuniões futuras.
Horto Municipal de Ibiá
Com capacidade para 240 mil mudas, o viveiro passa por dificuldades no quesito manutenção. Apesar de não estar produzindo em sua capacidade máxima, o Horto de Ibiá desempenha uma função fundamental na distribuição gratuita de mudas nativas para a conservação e revitalização da bacia.
“Esse é o único viveiro existente e em funcionamento, dando suporte aos produtores com suas propriedades para fortalecer e revitalizar Áreas de Preservação Permanentes”, relatou o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Ibiá, Diego Aparecido Carvalho.
De acordo com o Secretário, o horto também desempenha um papel educacional, já que de tempos em tempos recebe crianças para conhecerem o local e aprenderem sobre cultivo.
Assessoria de Comunicação CBH Araguari
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
Texto e fotos: Lara Freitas
Notícias em destaque
Mais notícias19/11/2024
Expediente
08/11/2024
GT Sub-bacias avança nos trabalhos da nova divisão das ottobacias do Rio Araguar...
05/11/2024
Grupo de Trabalho do Comitê do Rio Araguari desenvolve roteiro para Simpósio de ...
05/11/2024