Loading...
Top Noticias

Notícias

Cerimônia marca o início de investimentos do Comitê do Rio Araguari junto à Prefeitura de Araguari no cadastro multifinalitário de redes do município

NOTÍCIAS

01/04/2024

Cerimônia marca o início de investimentos do Comitê do Rio Araguari junto à Prefeitura de Araguari no cadastro multifinalitário de redes do município

 

O Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, foi marcado pela cerimônia de assinatura da ordem de serviço que dá início ao cadastramento de redes no município de Araguari/MG. O evento, realizado no Sicoob Aracoop, contou com a presença do Prefeito da cidade, Renato Carvalho, da Vice-Prefeita, Marília Cecília de Araújo, dos representantes do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari (CBH Araguari) - o Vice-Presidente, Celismar Costa e o coordenador de Câmara Técnica, Bruno Gonçalves, e representantes da Abha Gestão de Águas - o Presidente do Conselho de Administração, Antônio Reinaldo Caetano, e do Diretor Presidente, Thiago Alves do Nascimento.

 

O cadastramento consiste no levantamento em campo e no mapeamento dos elementos que compõem os sistemas de abastecimento de água, esgotamento sanitário e drenagem pluvial do município. O cadastro será custeado pela cobrança pelo uso da água na Bacia Hidrográfica do Rio Araguari, por meio do Comitê do Rio Araguari e sua entidade equiparada a agência de água, Abha Gestão de Águas. O valor total a ser investido para execução dos serviços será de R$4.898.508,16 e terá contrapartida do município de Araguari por meio da Superintendência de Água e Esgoto (SAE Araguari).

 

O prefeito Renato Carvalho ressaltou que o projeto irá levar a gestão da cidade para outro nível. “Neste momento, estamos fazendo o que poucos imaginavam. Foram muitos anos para chegarmos aqui e nós conseguimos. E isso sim é falar de sustentabilidade, ao tratar de nossos recursos hídricos de uma maneira que tenha planejamento, execução e fim. Estou muito feliz e empolgado com isso, e agradeço à Abha e ao CBH Araguari. Graças a este trabalho finalmente chegamos onde estamos hoje e teremos uma gestão com sustentabilidade em Araguari”, pronunciou o prefeito durante a cerimônia.

 

Para o vice-presidente do CBH Araguari, Celismar Costa, o cadastro multifinalitário é o pilar de tudo que move a gestão de um município: “Ele faz com que a empresa de saneamento do município e a Secretaria de Obras e de Planejamento possam pensar de maneira holística na gestão da infraestrutura do município. Essa é a resposta do que vocês têm pagado anualmente pelo uso da água. Aqui está uma ação concreta, e agradeço a todos os envolvidos”, disse o vice-presidente.

 

O Secretário Municipal de Meio Ambiente de Araguari, Guilherme Santana, também enxerga o cadastro multifinalitário como uma ferramenta fundamental para os trabalhos na cidade. “Imaginem a Superintendência de Água e Esgoto, a Defesa Civil, a fiscalização ambiental e até mesmo o corpo de bombeiros em um resgate, utilizando esses dados? O investimento é significativo, mas os resultados, tanto a curto quanto a longo prazo, serão gigantescos, e agradecemos ao Comitê e a todos os envolvidos por fazer esse recurso chegar até nós”, discursou o secretário para os presentes.

 

Estiveram também presentes na cerimônia autoridades da Superintendência de Água e Esgoto de Araguari (SAE), Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Araguari, Defesa Civil do município de Uberlândia, Abha Gestão de Águas, 2ª Companhia de Corpo Bombeiros de Araguari, Planal Tecnologia, Sicoob Aracoob, entre outros.

Notícias em destaque

Mais notícias