Loading...
Top Noticias

Notícias

Grandes incêndios em áreas de preservação assolaram Minas no final de semana e continuam a acontecer por todo o território

NOTÍCIAS

22/08/2011

Do último final de semana até ontem (17), vários incêndios de grandes proporções aconteceram em áreas importantes para a preservação ambiental em Minas Gerais, entre  Unidades de Conservação (UCs) e Áreas de Proteção Ambiental (APA).

O incêndio na Estação Ecológica de Fechos, localizada na encosta nordeste da Serra da Moeda, começou na madrugada do domingo (14) e foi contido no dia seguinte. A causa ainda é desconhecida, e estima-se que uma área de 60 hectares foi atingida. Brigadistas, inclusive os da Brigada Amda/Ferrous, bombeiros, Copasa e IEF atuaram no local para controlar as chamas.

No Parque Estadual da Serra do Intendente, no município de Conceição do Mato Dentro, ocorreu incêndio criminoso na segunda-feira (15), combatido por quatro  brigadistas do IEF e 18 da AngloAmerican. A empresa também acionou dois caminhões pipas. Até o momento, não foi divulgado o tamanho da área afetada.

A Floresta Estadual do Uaimií, no distrito de São Bartolomeu, em Ouro Preto, foi mais uma vítima do fogo na segunda-feira. Também não foi determinada a área atingida ou a causa do incêndio.  A Serra de Ouro Preto também ardeu em chamas, e o fogo não foi combatido devido à falta de estrutura combinada ao excesso de demanda para combate a incêndios.

Em Sete Lagoas, parte da APA da Serra de Santa Helena foi destruída entre o domingo e a manhã de terça-feira (16). Cerca de 190 hectares de áreas de campos limpos e matas foram atingidos. 

Também na terça-feira, um incêndio de grandes proporções atingiu o Parque Estadual da Serra do Papagaio, no município de Baependi, no sul do estado. De acordo com o Corpo de Bombeiros, em média 200 hectares de vegetação de campo e remanescentes de Mata Atlântica foram destruídos. As chamas foram controladas no mesmo dia, e, mais uma vez, a causa do incêndio ainda é desconhecida.

Além das UCs mencionadas, ocorreram incêndios também no Parque do Brigadeiro, Sumidouro e no Parque Estadual da Lapa Grande, em Montes Claros, no Norte de Minas Gerais.

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Minas Gerais registrou 1.007 focos de incêndio desde o começo deste ano. Em termos de gravidade da situação, é o quarto do país, atrás apenas de Mato Grosso, Bahia e Tocantins. 

Notícias em destaque

Mais notícias