Parceria trará investimentos em saneamento para a região
30/08/2017
Na manhã de hoje (29), na Prefeitura Municipal de Araguari, foi realizada a solenidade oficial de assinatura do Termo de Compromisso Positivo (TCP), entre a ABHA e o Ministério Público Estadual. Estiveram presentes na solenidade o coordenador regional das promotorias de justiça do meio ambiente das bacias dos rios Paranaíba e Baixo Rio Grande, Carlos Valera, a promotora de meio ambiente de Araguari, Lilian Tobias; o presidente do conselho de administração da ABHA, Leocádio Pereira; o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari, Thiago Alves; o superintendente da SUPRAM, José Vitor Aguiar; o secretário de meio ambiente de Araguari, Hamilton Tadeu de Lima Junior; o representante da Agência Nacional das Águas, Ney Murta; e a representante da Funepu, Maria José de Oliveira.
O Ministério Público Estadual financiará uma equipe técnica com o objetivo de apoiar à ABHA, agência de bacia do CBH Araguari, para que possa dar vazão aos projetos voltados ao Programa Qualidade da Água. Este Programa busca aplicar recursos em Saneamento Básico. A expectativa é que, em um ano de parceria, cerca de 5 milhões sejam investidos na bacia em soluções para, principalmente, esgotamento sanitário.
Dos 20 municípios presentes na Bacia, a ABHA financiou 14 Planos de Municipais de Saneamento Básico. Com isso, foi possível identificar características importantes para otimizar a gestão dos recursos hídricos da região. Entre as informações obtidas, constatou-se que cerca de 90% do esgoto gerado na Bacia é lançado in natura nos afluentes do Rio Araguari – sendo este, hoje, o principal desafio enfrentado pela bacia e os munícipios que ela abriga.
Na ocasião, o secretário municipal de meio ambiente, Hamilton Junior, anunciou, em nome do Prefeito de Araguari, a doação de um terreno para abrigar a sede da ABHA e do CBH Araguari. O município abriga a sede da ABHA, que hoje atua na gestão, além do CBH Araguari (Comitê estadual que abrange 20 municípios no estado de Minas Gerais), do CBH Grande (Comitê Federal que abrange 393 municípios dos estados de Minas Gerais e São Paulo), do CBH Paranapanema (Comitê Federal que abrange 247 municípios de São Paulo e Paraná) e do CBH Paranaíba (Comitê Federal que abrange 197 municípios dos estados de Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal, Mato Grosso do Sul), sendo a maior entidade de gestão de recursos hídricos do Brasil em território.
Notícias em destaque
Mais notícias19/11/2024
Expediente
08/11/2024
GT Sub-bacias avança nos trabalhos da nova divisão das ottobacias do Rio Araguar...
05/11/2024
Grupo de Trabalho do Comitê do Rio Araguari desenvolve roteiro para Simpósio de ...
05/11/2024