Diretoria 2020/2022 do Comitê do Rio Araguari é eleita
03/09/2020
Na manhã desta quinta (3), os membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari (CBH Araguari) se reuniram virtualmente para a 3ª Assembleia Geral de 2020. Na ocasião, ocorreu a eleição para compor a Diretoria que norteará as atividades do Comitê na Gestão 2020/2022.
A Diretoria é composta por um presidente, um vice-presidente, um secretário e um secretário adjunto. O Processo Eleitoral contou com a inscrição de uma chapa única: Bruno Gonçalves dos Santos (Poder Público), Antônio Geraldo de Oliveira (Sociedade Civil), Maurício Marques Scalon (Sociedade Civil) e Luiz Humberto de Freitas Souza (Usuário) para os respectivos cargos.
Durante a reunião, os candidatos apresentaram as propostas para a Gestão, e entre os objetivos estão: a garantia de participação de todos os segmentos nas discussões sobre os recursos hídricos, fomento a criação de novas lideranças, manutenção de um ambiente de participação efetiva dos segmentos, com o bom funcionamento das Câmaras Técnicas e a distribuição adequada dos valores arrecadados com a cobrança pelo uso dos recursos hídricos.
Depois da apresentação, por meio de votação nominal, a chapa foi eleita para assumir a Diretoria do Comitê do Rio Araguari.
Processo de Outorga da UHE Nova Ponte será reavaliado
Representando a Cemig Geração e Transmissão S.A, o também membro do CBH Araguari, Dênio Procópio, apresentou o processo de outorga 5780/2010, em tramitação junto ao Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM). Em sua apresentação, ele explanou aspectos técnicos e operacionais da Usina, bem como programas ambientais desenvolvidos pela empresa para garantir a qualidade de água na região. O engenheiro ambiental da Cemig, Pedro Drummond, também participou da apresentação na plenária e apoiou o esclarecimento de dúvidas dos membros presentes.
Na sequência, a Câmara Técnica de Outorga e Cobrança (CTOC) apresentou o relatório desenvolvido pela instância, para subsidiar a decisão do plenário. Neste documento, entre outras coisas, a Câmara listou algumas condicionantes importantes para a aprovação do processo de outorga, de forma que garanta a conservação ambiental da região.
Devido à complexidade, foi solicitado vista do processo, que voltará a ser apreciado na próxima reunião. O documento também será reavaliado pela área técnica da Associação Multissetorial de Usuários de Recursos Hídricos de Bacias Hidrográficas (ABHA), entidade equiparada à agência de bacia do CBH Araguari.
Notícias em destaque
Mais notícias19/11/2024
Expediente
08/11/2024
GT Sub-bacias avança nos trabalhos da nova divisão das ottobacias do Rio Araguar...
05/11/2024
Grupo de Trabalho do Comitê do Rio Araguari desenvolve roteiro para Simpósio de ...
05/11/2024