Plano Plurianual de Aplicação 2022-2024 é tema de diálogo entre GTPPA e CTPlan
19/10/2021
Em reunião conjunta, os membros do Grupo de Trabalho de Revisão do Plano Plurianual de Aplicação (GTPPA) e da Câmara Técnica de Planejamento e Controle (CTPlan) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari (CBH Araguari) dialogaram sobre a elaboração do relatório final do Plano Plurianual de Aplicação do Comitê para o período de 2022-2024. A reunião aconteceu de forma virtual, no dia 15 de outubro.
O relatório final define os projetos e programas que receberão apoio financeiro por meio da aplicação dos recursos da cobrança pelo uso da água na Bacia, com base nas normativas do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam).
Uma das ações de destaque do PPA é a construção de um viveiro em Araguari (MG). O coordenador da CTPlan, Sylvio Andreozzi, sugeriu que a representante do Instituto Estadual de Florestas (IEF) no Comitê, Dayane Aparecida, avalie junto ao diretor do Parque Estadual do Pau Furado a possibilidade de construir o viveiro na unidade de conservação. “O local possui a infraestrutura de conservação para receber pesquisadores. A criação do viveiro trará ganhos para toda a bacia”, disse.
O grupo também conversou sobre o projeto de cadastro técnico multifinalitário das redes de abastecimento de água, esgotamento sanitário e drenagem fluvial, em processo de execução em seis municípios da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari. Pensando na 2ª etapa do projeto, será feito um levantamento dos municípios não comtemplados, bem como a população de cada um deles.
O Programa Buriti, idealizado pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) Uberlândia, também recebe recurso do Cobrança para apoiar a sua execução. O grupo sugeriu que o programa deve ser ampliado. Também será apresentada uma proposta dentro do Programa Produtor de Água da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) que possa contemplar outras linhas de investimentos e financiamento de projetos voltados para recuperação de mananciais e proteção de nascentes.
Reunião conjunta do GTPPA e CTPlan realizada no dia 15 de outubro
Proposta para financiamento de pesquisas científicas na bacia
Como parte do Programa de atendimento à demanda espontânea, o coordenador da CTPlan, Sylvio Andreozzi, sugeriu que seja apresentado uma linha de financiamento de pesquisas que tenham aplicação prática na Bacia Hidrográfica do Rio Araguari.
Ao encaminhar a sugestão, Andreozzi citou exemplos de outros Comitês que já financiaram pesquisas e pediu que o GTPPA retorne à CTPlan se há esta possibilidade de inclusão.
As propostas levantadas na reunião conjunta serão alinhadas no âmbito do GT PPA e depois retornarão à CTPlan. Depois de validadas pelos dois grupos, a proposta do Plano Plurianual de Aplicação do CBH Araguari 2022-2024 segue para apreciação na última Assembleia Geral do ano, com previsão para a primeira quinzena de dezembro.
Assessoria de Comunicação CBH Araguari
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
Texto: Osmam Martins
Notícias em destaque
Mais notícias19/11/2024
Expediente
08/11/2024
GT Sub-bacias avança nos trabalhos da nova divisão das ottobacias do Rio Araguar...
05/11/2024
Grupo de Trabalho do Comitê do Rio Araguari desenvolve roteiro para Simpósio de ...
05/11/2024