Loading...
Top Noticias

Notícias

Metodologia ZOPP é apresentada ao Grupo de Trabalho Mexilhão Dourado

NOTÍCIAS

22/02/2022

Metodologia ZOPP é apresentada ao Grupo de Trabalho Mexilhão Dourado

Os membros do Grupo de Trabalho (GT) Mexilhão Dourado, instância do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari (CBH Araguari), foram apresentados à metodologia ZOPP (Planejamento de Projeto Orientado por Objetivo), em reunião virtual, realizada no dia 17 de fevereiro. A apresentação é parte do plano de trabalho do grupo que usará a metodologia para encontrar soluções para o controle e erradicação do mexilhão na Bacia.

 

O método ZOPP será aplicado em um problema que vem se tornando frequente na bacia do Rio Araguari que é a proliferação do mexilhão dourado. A praga tem uma grande capacidade de reprodução e dispersão, além de praticamente não ter predadores na fauna brasileira. Além disso, se espalha com rapidez, e por isso a espécie é considerada invasora.

 

A professora de pós-graduação em Ciência Política da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP),Tamara Ilinsky Crantschaninov, apresentou a metodologia ZOPP ao GT Mexilhão Dourado. “A hipótese principal do ZOPP é que se o planejamento for participativo serão maiores as chances de se chegar à solução do problema. A finalidade dessa metodologia é permitir visão clara dos objetivos do projeto com uma perspectiva de longo prazo; melhorar a comunicação e cooperação entre as partes interessadas no projeto através de um planejamento conjunto, utilizando documentos precisos e com definições claras; definir a área de responsabilidade da equipe do projeto e estabelecer indicadores de monitoramento e avaliação do projeto”, explicou.

 

 

O coordenador do GT Mexilhão Dourado Fernando Antônio Abdalla esclareceu que, em função da problemática do mexilhão dourado, a ideia é analisar o problema e assim propor medidas que irão mitigar e solucionar a praga com a aplicação da metodologia ZOPP. “Esperamos também contar com a ajuda da Tamara Ilinsky Crantschaninov ao colocar a metodologia em prática”, disse Abdalla, que também convidou Tamara a participar do processo.

 

O GT Mexilhão Dourado realizará um seminário técnico científico sobre a praga nos dias 12 e 13 de abril. Mais informações serão divulgadas no site do CBH Araguari.

 

 

 

Assessoria de Comunicação CBH Araguari

TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social

Texto: Luiza Baggio

 

Notícias em destaque

Mais notícias