Grupo de Trabalho do Comitê do Rio Araguari faz simulação de arrecadação com a proposta de nova metodologia de cobrança pelo uso da água
22/02/2022
Aconteceu nesta segunda-feira (21), a 5ª Reunião do Grupo de Trabalho (GT) Revisão da Metodologia de Cobrança. Na ocasião, o coordenador do GT, Antonio Giacomini Ribeiro, apresentou a minuta da proposta de metodologia de cobrança, contendo a proposta de valores de Preço Público Unitário (PPU) para cada uso da água, bem como a equação a ser utilizada para o cálculo.
Durante a reunião, os membros do GT e representantes do segmento de usuários de água puderam dialogar sobre o PPUs, visando adequar os valores para cada setor dos usuários. “A cobrança foi implementada na Bacia Hidrográfica do Rio Araguari em 2010 e até hoje não teve reajuste. O valor hoje arrecadado pelo CBH Araguari se encontra defasado”, esclareceu.
A analista Ambiental da Abha Gestão de Águas, Cristiane Turlon, apresentou as simulações de cobrança pelo uso de recursos hídricos na Bacia Hidrográfica do Rio Araguari e explicou o funcionamento da metodologia de cobrança por PPU mínimo aos presentes. O objetivo da simulação foi apresentar valores aproximados de arrecadação.
A ampla discussão sobre a proposta da nova metodologia de cobrança no âmbito do Comitê é fundamental para que todas as esferas e seus representantes sejam ouvidos e façam parte da construção da revisão. Para dar continuidade à discussão a próxima reunião da GT Cobrança acontecerá no dia 14 de março de 2022.
Assessoria de Comunicação CBH Araguari
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
Texto: Lara Freitas
Notícias em destaque
Mais notícias19/11/2024
Expediente
08/11/2024
GT Sub-bacias avança nos trabalhos da nova divisão das ottobacias do Rio Araguar...
05/11/2024
Grupo de Trabalho do Comitê do Rio Araguari desenvolve roteiro para Simpósio de ...
05/11/2024