Projeto de Recuperação do Córrego Capão da Erva é apresentado aos produtores da região
22/03/2022
O Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Araguari (CBH Araguari), em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Santa Juliana, apresentou aos proprietários rurais de áreas localizadas na microbacia do Córrego Capão da Erva o projeto de recuperação ambiental das nascentes de água e Áreas de Preservação Permanente (APP) na região. O evento aconteceu no dia 17 de março, no Sindicato Rural de Santa Juliana e contou com a presença de quinze proprietários de terras da região.
O projeto de recuperação ambiental das nascentes de água Áreas de Preservação Permanente (APPs) foi criado após a realização de estudos técnicos na região que apontaram a degradação na vegetação nativa localizada no município de Santa Juliana, não atendendo aos critérios técnico-legais mínimos.
Dessa forma, foi verificada a necessidade de realizar ações de recomposição da vegetação nativa, principalmente nas APP. A área total a ser recuperada é de 158,82 hectares, o que corresponde a 35,67% dessa área de preservação.
O coordenador técnico da ABHA Gestão de Águas, entidade equiparada à agência de bacia do Araguari, Hygor Siqueira, apresentou o projeto de forma detalhada, com intuito de fomentar a educação ambiental entre os proprietários rurais da bacia. “O objetivo do projeto é de recuperar a área florestal que se encontra degradada na bacia do Capão da Erva, atingindo parâmetros próximos a restauração. As metodologias utilizadas serão o isolamento e a recomposição florestal através de plantio. Para o sucesso do projeto precisamos atuar em parceria com os proprietários de terra, por isso também vamos atuar com a educação ambiental”.
A adesão ao projeto é opcional e o proprietário rural da região poderá escolher as formas que mais se encaixam com as necessidades de suas terras.
O superintendente do Consórcio Inter-Ambiental, Marcos Magno e o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Matheus Castro, também estiveram presentes na reunião para dialogar sobre os benefícios que as ações de preservação, conservação e melhorias ambientais poderão trazer à propriedade rural, à cidade e à bacia, além de sanar dúvidas entre os convidados.
“A legislação existe para criar uma forma de comportamento em relação ao manejo de nossas águas e a educação ambiental é fundamental para levantar essas questões e abrir o espaço necessário para a criação de soluções. Proteger a água é proteger todos nós”, disse Marcos Magno.
O projeto é executado com recursos da cobrança pelo uso da água na Bacia Hidrográfica do Rio Araguari, por meio da agência de bacia do CBH Araguari, a ABHA Gestão de Águas. A Prefeitura Municipal de Santa Juliana, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, acompanhará o projeto do início ao fim e será responsável pelo monitoramento, gerenciamento e construção de bolsões, quando necessário.
Assessoria de Comunicação CBH Araguari
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
Texto: Lara Freitas e Luiza Baggio
Foto: Lara Freitas
Notícias em destaque
Mais notícias19/11/2024
Expediente
08/11/2024
GT Sub-bacias avança nos trabalhos da nova divisão das ottobacias do Rio Araguar...
05/11/2024
Grupo de Trabalho do Comitê do Rio Araguari desenvolve roteiro para Simpósio de ...
05/11/2024