Loading...
Top Noticias

Notícias

Balanço das ações desenvolvidas pela gestão 2018/2023 do CBH Araguari é pauta da reunião da Diretoria

NOTÍCIAS

12/09/2023

Balanço das ações desenvolvidas pela gestão 2018/2023 do CBH Araguari é pauta da reunião da Diretoria

 

A Diretoria do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Araguari (CBH Araguari) se encontrou, no dia 12 de setembro, para a 2ª Reunião Extraordinária de Diretoria - a última com a atual gestão do Comitê.

A Abha Gestão de Águas, entidade equiparada à agência de bacia, por meio de seu coordenador técnico, Hygor Siqueira, realizou uma breve apresentação com um compilado das ações que foram desenvolvidas na bacia entre os anos de 2019 e 2023, período de mandato da atual composição do CBH Araguari. Confira os detalhes de alguns dos projetos:

 

-        Cadastro Técnico Multifinalitário das Redes: foi realizada a entrega do cadastro das redes de abastecimento de água, esgotamento sanitário e das unidades operacionais para os municípios de Pratinha, Tapira, Pedrinópolis, Santa Juliana, Campos Altos e Serra do Salitre. Atualmente, o projeto se encontra na 2ª etapa, que consiste na elaboração da concepção, projeto básico, estudos ambientais e projeto executivo do sistema de esgotamento sanitário;

 

-        PRO-URGA (duas fases): ao prestar apoio técnico-administrativo na Unidade de Gestão Hídrica (UGH), foram contratados 10 estagiários de nível superior e foram analisados 3.413 processos de outorga. Já a seguinte parte do projeto, iniciada em 2022, contratou oito estagiários e analisou 1.200 processos de outorga até o mês de agosto de 2023;

 

-        Cartografia Digital: teve como objetivo o levantamento e a criação de uma base de dados georreferenciada e a elaboração de produtos cartográficos digitais com PEC. Foram elaboradas 165 cartas topográficas digitais em escala de 1:25:000, ortoimagem e modelo digital de superfície, mapeamento do uso e cobertura do solo e demais informações e geração de bacias ottocodificadas;

 

-        Concepção do Sistema de Informação de Recursos Hídricos (SIRH): elaboração da concepção para o desenvolvimento e implantação da plataforma que  tem como intuito coletar, tratar, armazenar e recuperar variadas informações sobre a bacia;

 

-        Recuperação Ambiental do Lixão Santa Juliana: teve como intuito recuperar a área que abrigou por 40 anos, a céu aberto, o lixo de todo o município. A região foi cercada, os resíduos movimentados e drenos de chorume e gases foram instalados, além dos piezômetros para monitoramento.

 

Além disso, foram apresentadas as ações realizadas das: duas etapas do Programa Buriti. Ainda foi apresentado as ações em desenvolvimento como diagnóstico ambiental na área de abrangência das quedas Rio Claro, desenvolvimento do Sistema de Informações sobre Recursos Hídricos da Bacia do Rio Araguari e Estudo de capacidade de suporte do reservatório artificial e área de influência da usina hidrelétrica Amador Aguiar (Capim Branco I), além das ações em fase de licitação pela ABHA como a implementação  das redes de esgoto Pratinha e Pedrinópolis; entre outras.

A Abha também divulgou o resultado final do Chamamento Público 001/2023, de Demanda Induzida para Recuperação de Mata Ciliar. O selecionado em primeiro lugar foi o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), vinculadas ao  Programa Buriti, que visa subsidiar materiais e mão de obra para o cercamento, plantio e manutenção do plantio de mudas nativas para recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APPs). O segundo selecionado foi o Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá (IPDSA), com projeto que visa a recuperação de nascentes.

Na ocasião, os membros também dialogaram sobre a solicitação da Secretaria Municipal de Araguari, de apoio na realização de um evento inédito de despoluição do Rio Araguari, similar à ação que já é realizada no Rio Paranaíba. Ficou determinado que o subsídio para o evento seja analisado na próxima Plenária, prevista para o dia 20 de setembro.

Outro assunto tratado no dia, foi a definição da identidade visual do Sistema de Informação de Recursos Hídricos (SIRH), e os membros analisaram e escolheram o logo que vai estampar a plataforma digital.

Em clima de despedida, os membros da Diretoria agradeceram a todos os presentes pela participação e apoio ao longo dos últimos cinco anos. E, assim, se preparam para passar as atividades da gestão dos recursos hídricos para a nova composição.

Notícias em destaque

Mais notícias