Loading...
Top Noticias

Notícias

Comitê do Rio Araguari encerra ciclo da gestão 2018/2023

NOTÍCIAS

26/09/2023

Comitê do Rio Araguari encerra ciclo da gestão 2018/2023

 

A última Assembleia Geral Extraordinária da gestão 2018/2023 do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Araguari (CBH Araguari) ocorreu no dia 20 de setembro, de forma presencial, no município de Araguari, no Sicoob Aracredi. Entre deliberações e entregas de produtos, o dia foi marcado, especialmente, por agradecimentos e despedidas a todos os que participaram do Comitê na última composição.

 

O coordenador técnico da Abha Gestão de Águas, Hygor Siqueira, apresentou, durante o encontro, um balanço geral das ações desenvolvidas e recursos investidos nas ações ao longo do mandato da gestão 2018/2023, dentre as quais estão o Cadastro Técnico Multifinalitário das Redes, PRO-URGA, Sistema de Informação de Recursos Hídricos, Cartografia Digital, Recuperação Ambiental do Lixão Santa Juliana, Programa Buriti e várias outras ações que visam melhorias para a Bacia, com aplicação dos recursos hídricos.

 

Clique aqui para obter mais detalhes sobre as ações.

 

Apresentações e entrega final dos produtos

O projeto Cartografia Digital, desenvolvido pela empresa Geoambiente Sensoriamento Remoto, contratada pelo CBH Araguari por meio da Abha, foi apresentada e o produto final entregue. Trata-se de uma base de dados cartográficos no âmbito da bacia do Rio Araguari. O próximo passo será integrar a base de cartografia ao Sistema de Informações de Recursos Hídricos (SIRH).

 

De acordo com o coordenador da Câmara Técnica de Planejamento e Controle, Sylvio Andreozzi, que acompanhou de perto o desenvolvimento do projeto, “esse é o primeiro passo para o nosso sistema de informações e seremos o primeiro comitê do Brasil a ter esse tipo de plataforma. Estamos investindo bastante nisso, pois com ele teremos grande agilidade administrativa e transparência em nossas ações”, disse.

 

Outra entrega realizada no dia foi o Cadastro Técnico de Redes para as cidades de Ibiá, Perdizes, Nova Ponte e Indianópolis. Esse cadastro inclui informações, como levantamento planialtimétrico cadastral, cadastro das unidades operacionais, cadastro das redes de água, esgoto e drenagem pluvial e desenhos técnicos da redes cadastradas, entre outras.

 

Na ocasião, foram ainda apresentadas quatro ações que estão em andamento:  a elaboração do estudo de concepção, projeto básico, estudos ambientais e projetos executivos dos sistemas de esgotamento sanitário para os municípios  de Campos Altos, Pedrinópolis, Pratinha, Santa Juliana, Serra do Salitre e Tapira; Projetos Individuais de Propriedade (PIPs) do Capão da Erva; Diagnóstico da bacia do Rio Claro e o ProUrga.

 

Deliberações

A Prefeitura Municipal de Araguari solicitou ao CBH Araguari subsídios para aquisição de materiais institucionais (camisetas e bonés) para a realização do primeiro evento de despoluição do rio Araguari, seguindo os moldes da ação que já é realizada há mais de 20 anos para despoluição do rio Paranaíba. A ideia foi bem aceita entre os membros, que elogiaram a iniciativa.

 

Despedidas e agradecimentos

Após a entrega dos certificados de participação, os membros da Diretoria encerraram a reunião compartilhando suas experiências no cargo.  O presidente do colegiado, Bruno Gonçalves, destacou a participação de todos: Quero agradecer a cada membro pela participação. Saibam que tudo que o Comitê tem alcançado é devido ao envolvimento de vocês. Acredito que conseguimos atingir o que era almejado e que tivemos um ganho satisfatório. Peço que na próxima gestão, essa participação se amplie ainda mais”.

 

A vice-presidente Polyanna Duarte agradeceu a todos os membros: “Acabei participando do CBH Araguari somente a partir deste ano, mas agradeço muito pela oportunidade de fazer parte dessa gestão. Apesar de estarmos saindo agora, estamos à disposição de todos aqui, independente do segmento. Podem contar conosco!”

 

“Quero agradecer a todos os membros, em especial aos usuários que confiaram em mim desde 2020, quando entrei para a Diretoria para representá-los. Obrigada!”, destacou a secretária-adjunta Maria Eduarda Rodrigues da Cunha.

 

 “Agradeço pela confiança de todos por me dar a oportunidade de participar da Diretoria por dois mandatos, com grandes desafios. Irei continuar trabalhando sempre e, quando puder falar, irei falar. Obrigado”, ressaltou o secretário Maurício Marques Scalon.

Notícias em destaque

Mais notícias