Loading...
Top Noticias

Notícias

Nova Diretoria do Comitê do Rio Araguari é empossada

NOTÍCIAS

26/09/2023

Nova Diretoria do Comitê do Rio Araguari é empossada

No dia 20 de novembro, ocorreu a posse da nova Gestão e da nova Diretoria do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Araguari (CBH Araguari). O evento foi realizado presencialmente na Sicoob Aracredi, no município de Araguari. A reunião foi conduzida pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), que realizou uma apresentação abordando conceitos relacionados aos Comitês de Bacias Hidrográficas, como características da composição, regimento interno, código de ética, entre outros. Além disso, foram fornecidas informações sobre a Política Nacional de Recursos Hídricos e a Política Estadual de Recursos Hídricos.

 

O diretor-geral do Igam, Marcelo da Fonseca, expressou seu agradecimento a todos que contribuíram nos 25 anos de existência do CBH Araguari. Ele enfatizou a importância do Comitê na região e incentivou os novos membros a assumirem conjuntamente a responsabilidade pela gestão dos recursos hídricos na bacia. “Quero agradecer a dedicação das gestões passadas e dar boas-vindas à nova gestão. Precisamos de empenho para que todas as dificuldades sejam superadas, e desejo boa sorte e sucesso, pois o sucesso de vocês também é o nosso sucesso”, disse o diretor-geral. Os novos membros foram então chamados para realizar a assinatura da posse. Veja aqui as instituições habilitadas no processo eleitoral 2023/2027 para representação dos segmentos. 

 

Em seguida, foi o momento de eleger a nova diretoria. A chapa candidata teve a oportunidade de manifestar seu interesse em assumir a mesa e apresentar suas propostas. Cada um dos candidatos foi indicado por seu segmento, portanto, não houve uma chapa de oposição. Sylvio Andreozzi, representante da sociedade civil, foi indicado por seu segmento para a presidência da diretoria. Ele destacou a proposta de uma gestão mais participativa. Além de Sylvio, os indicados para a nova gestão incluem Celismar Costa, do Departamento Municipal de Água e Esgoto de Uberlândia (Dmae), como vice-presidente; Hideraldo Buch, da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, como secretário adjunto; e Adairlei Aparecida Silva, da Secretaria de Meio Ambiente de Indianópolis, como secretária.

 

A chapa liderada por Sylvio Andreozzi foi eleita para assumir a Diretoria do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Araguari e conduzir a nova gestão. Conheça um pouco sobre cada um deles:

 

Sylvio Andreozzi, Presidente

No papel de representante da sociedade civil, é professor de Geografia na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), participou do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba (CBH Paranaíba) entre 2008 e 2013 e está no CBH Araguari desde 2014, tendo sido coordenador de Câmara Técnica desde 2016. “Queremos representar nossa proposta de uma gestão mais participativa. Desejamos tornar os instrumentos e as relações entre os elementos do sistema mais assertivos. Temos toda uma história do CBH Araguari que precisamos honrar”, relatou Andreozzi, o novo Presidente do Comitê.

Celismar Costa, Vice-presidente

Representando os usuários, Celismar tem formação em gestão ambiental pela Unifran, é servidor do Departamento Municipal de Água e Esgoto de Uberlândia (Dmae) desde 2006, e está na coordenação de Recursos Ambientais desde 2017, coordenando também o importante Projeto Buriti. “Gostaria de agradecer a todos, principalmente aos usuários, por esta oportunidade. Quero dizer que, pelo bem dos recursos hídricos, as diferenças de ideologia e pensamentos devem ficar do lado de fora da nossa plenária. Aqui dentro, devemos buscar o consenso para construir a melhor política de recursos hídricos dentro do estado de Minas Gerais. O CBH Araguari é protagonista e exemplo, e temos a missão de fazer com que ele não seja apenas protagonista para Minas Gerais, mas sim para o Brasil. Temos muito o que desenvolver e avançar. Não adianta cuidar apenas da nossa casa; precisamos cuidar de toda a vizinhança”, relatou o novo vice-presidente.

Adairlei Aparecida Silva, Secretária da Diretoria

Representante do Poder Público Municipal, é doutora em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com mestrado em Geografia, faz parte da Secretaria de Meio Ambiente de Indianópolis e já foi secretária do CBH Araguari em uma gestão passada. “Quero cumprimentar a todos, especialmente o Poder Público Municipal que estou representando. Agradeço a presença do prefeito de Indianópolis. Esse apoio do município é indispensável para fazermos uma gestão eficiente, proativa e voltada para a qualidade de vida. Acredito que a educação ambiental, essa comunicação da nossa parte para os outros, de sensibilização, é muito importante. Estou muito contente de estar aqui e retornando como membro da diretoria. Agradeço muito”, disse a nova Secretária do CBH Araguari.

Hideraldo Buch, Secretário Adjunto

Biólogo pela Universidade de Uberaba e representante do Poder Público Estadual, é especialista em Gestão de Recursos Hídricos, foi coordenador do Fórum Mineiro entre 2012-2016 e é membro do colegiado do Fórum Nacional desde 2021. “Quero agradecer à Secretaria de Estado de Saúde e ao Igam, que sempre me apoiaram, assim como a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Pedimos para aqueles que tomaram posse participarem ativamente em nossas reuniões”, comentou o Secretário Adjunto.

 

 

Os planos para o futuro

Sylvio Andreozzi aproveitou a oportunidade da posse para listar as metas que a nova Diretoria pretende cumprir. Confira a lista:

 

  1. Revisão do Plano de Recursos Hídricos da Bacia (prazo de dois anos);
  2. Elaboração do enquadramento dos corpos hídricos (dois anos);
  3. Implementação do Sistema de Informações sobre Recursos Hídricos (meta um ano);
  4. Reestruturação das sub-bacias (prazo um ano);
  5. Implementar o planejamento participativo (imediatamente);
  6. Criação de grupos de trabalho (GTs) das sub-bacias (um ano e meio);
  7. Implementação de um programa de educação ambiental (prazo de dois anos);
  8. Discussão das prioridades de investimento;
  9. Aproximação com gestões municipais (imediatamente);
  10. Aproximação com as comunidades;
  11. Implementação de reuniões com os segmentos (imediatamente);
  12. Aproximação com a Associação dos Municípios da Vertente do Rio Grande e consórcios intermunicipais (imediatamente);
  13. Implementação de uma política de governança (seis meses);
  14. Implementação de uma rede unificada de monitoramento qualitativo e quantitativo da água na bacia (2 anos);
  15. Incentivar a participação dos segmentos nas atividades do CBH (imediatamente);
  16. Implementação de parcerias para efetivar projetos de interesse do CBH;
  17. Promoção de atividades de comunicação e mobilização social, visando dar visibilidade ao Comitê (6 meses);
  18. Implementação de uma política de capacitação dos membros e outros atores da bacia (6 meses);
  19. Participação nas instâncias colegiadas estaduais - Fórum Mineiro de CBHs - e federais - Fórum Nacional de CBHs (imediatamente);
  20. Proposição de uma política de custeio para a participação no Fórum Nacional de CBHs (imediatamente);
  21. Execução dos dispositivos administrativos previstos no regimento e nos demais instrumentos jurídicos pertinentes (imediatamente);
  22. Proposição de políticas públicas de uso sustentável dos recursos hídricos na bacia (1 ano);
  23. Integração da gestão ambiental com a gestão dos recursos hídricos;
  24. Integração do CBH em ações desenvolvidas por outros atores na bacia (seis meses);
  25. Integração do CBH às demais instâncias da governança dos recursos hídricos (imediatamente);
  26. Elaboração da agenda de 2030 do CBH Araguari e da identificação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável nas ações implementadas pelo comitê (1 ano).

 

Notícias em destaque

Mais notícias