Loading...
Top Noticias

Notícias

Diretoria do Comitê do Rio Araguari realiza primeira reunião da gestão 2023/2027

NOTÍCIAS

10/10/2023

Diretoria do Comitê do Rio Araguari realiza primeira reunião da gestão 2023/2027

 

A Diretoria do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari (CBH Araguari) realizou a primeira reunião da gestão 2023/2027 no dia 6 de outubro, em Uberlândia/MG. O encontro teve como foco o alinhamento das atividades da composição recém empossada.

 

O presidente do CBH Araguari, Sylvio Andreozzi, ressaltou que irá conduzir e priorizar uma gestão que seja participativa e afirmou que, durante o mandato, “só haverá votação quando não for possível atingir unanimidade a respeito de algum assunto”.

 

Os membros iniciaram a discussão e definição da proposta de trabalho da diretoria, contemplando formas de otimizar as reuniões, melhorias na metodologia, reestruturação das sub-bacias baseada nos dados coletados pela cartografia digital, criação de grupos de trabalho, implementação de programas de educação ambiental, entre outras metas estabelecidas.

 

Durante a ocasião, a Abha Gestão de Águas, por meio do coordenador técnico Hygor Siqueira, realizou a apresentação das ações em andamento e os seus respectivos progressos, tais como o projeto de recuperação do Capão da Erva, em Santa Juliana, o diagnóstico ambiental na área de abrangência das quedas do Rio Claro, a elaboração da concepção do projeto básico e estudos ambientais em Pratinha, Pedrinópolis, Serra do Salitre, Santa Juliana, Campos Altos e Tapira. Todos os dados referentes às ações tanto finalizadas, quanto em execução, estão disponibilizados no Portal da Transparência do CBH Araguari, com acesso aberto ao público.

 

As demandas que foram repassadas pela gestão anterior também foram tema de diálogo, como a definição sobre a ausência de entidades nas reuniões do CBH Araguari, que requer um regramento oficializado do processo de desligamento; o pedido do movimento SOS Represa de Nova Ponte à respeito da baixa do rio; a definição sobre a alteração do regimento no que se refere ao número de vagas, entre outros. De acordo com o presidente, todos os itens pendentes serão devidamente analisados.

 

Ficou determinado que o plano de trabalho será apresentado em uma reunião, juntamente à Abha Gestão de Águas, para alinhamento sobre a governança. E para dar início às deliberações, a próxima plenária tem previsão para acontecer no dia 09 de novembro.

 

Notícias em destaque

Mais notícias