Loading...
Top Noticias

Notícias

Oficina apresenta tecnologia de apoio ao planejamento e gestão dos recursos hídricos

NOTÍCIAS

22/06/2022

Oficina apresenta tecnologia de apoio ao planejamento e gestão dos recursos hídricos

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari (CBH Araguari) realizou, no dia 14 de junho, de forma virtual, a “Oficina sobre a Concepção do Sistema de Informação Sobre Recursos Hídricos (SIRH)” da bacia hidrográfica do rio Araguari. A Oficina abordou o tema “O Sistema de Informações de Recursos Hídricos e sua Integração com os demais instrumentos da Política de Recursos Hídricos”. O SIRH é um dos instrumentos de gestão previsto na Lei 9.433/1997 (Lei das Águas) E já está em elaboração para a Bacia Hidrográfica do Rio Araguari.

O engenheiro da empresa responsável pela elaboração da ferramenta, Alfredo Libano Soares, apresentou as possibilidades de desenvolvimento do sistema de apoio ao planejamento e gestão da bacia hidrográfica do Rio Araguari. Também foi mostrada as possibilidades de ferramentas para a concepção do sistema de informação e as etapas de diagnóstico e análise, a integração dos instrumentos e a composição do sistema (arquitetura tecnológica, softwares básicos, banco de dados geográficos, sistema de apoio etc.).

Alfredo Soares esclareceu sobre as funcionalidades do SIRH trabalhadas até o momento, e a forma como elas podem influenciar positivamente na gestão de recursos hídricos.

 

 

 

Dentre as funcionalidades do sistema - estão a possibilidade de acompanhamento de processos, visualização de diferentes informações de interesse aos recursos hídricos, , bem como a possibilidade de um módulo de acompanhamento dos investimentos e aplicação dos recursos hídricos arrecadados com a cobrança na bacia do rio Araguari. - O SIRH também permite a inclusão e comparação de dados em diferentes períodos, locais e entre outras condições, conforme foi apresentado no protótipo do sistema pela empresa responsável.

“Podemos observar alguns pontos que estão com balanço hídrico excelente, outros em níveis confortáveis, enquanto outros têm estado preocupantes ou muito críticos. Dessa forma, saberemos então para onde devemos voltar nosso olhar para investir em melhorias”, disse Soares.

Os presentes puderam esclarecer suas dúvidas a partir deste primeiro contato com o Sistema, para entender melhor a ferramenta e como ela será utilizada sendo esta a primeira reunião para apresentação e levantamento de demandas para a concepção do SIRH da bacia do rio Araguari.

 

Assessoria de Comunicação CBH Araguari

TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social

Texto: Lara Freitas

 

Notícias em destaque

Mais notícias