Loading...
Top Noticias

Notícias

Diretoria define data para próximas visitas técnicas a municípios da bacia do Rio Araguari

NOTÍCIAS

26/09/2022

Diretoria define data para próximas visitas técnicas a municípios da bacia do Rio Araguari

 

As visitas técnicas aos municípios da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari acontecerão entre 07 e 11 de novembro e 05 a 09 de dezembro, conforme definição feita na 3ª Reunião Extraordinária da Diretoria do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari (CBH Araguari). Os membros da diretoria se reuniram na sede da Abha Gestão de Águas, em Araguari, no dia 21 de setembro, em formato híbrido.

 

Em novembro de 2021, a diretoria do CBH Araguari visitou sete municípios. A ideia é visitar todos os prefeitos da bacia para apresentar o Comitê, sua área de atuação, os projetos, com o objetivo de aproximar o Poder Público Municipal e alinhar ações em prol de melhorias na Bacia Hidrográfica do Rio Araguari. A segunda etapa das visitas acontecerá nos municípios de Araxá, Tapira, Uberlândia, Uberaba, Perdizes, Iraí de Minas, Patrocínio, Serra do Salitre, Rio Paranaíba, Campos Altos, São Roque de Minas, Sacramento e Indianópolis.

 

Outro item discutido na ocasião foi a respeito do aniversário do CBH Araguari, que completou 24 anos no dia 22 de setembro. O Comitê realizará um coquetel em comemoração ao aniversário do Comitê, após a próxima Assembleia Geral que acontecerá no dia 13 de outubro.

 

O Real Valor da Água

 

O projeto O Real Valor da Água, promovido pelo CBH Paranaíba, também foi tema de diálogo da diretoria do CBH Araguari. O objetivo do projeto é integrar os órgãos gestores, Comitês de Bacia, usuários de água e a sociedade civil em geral para criar um diálogo sobre a cobrança pelo uso da água, de forma que todos compartilhem experiências e desafios enfrentados. Para o projeto, serão produzidos textos e peças publicitárias com temas voltados para o uso dos recursos hídricos e encaminhados para divulgação e participação do CBH Araguari.

 

Os temas abordados serão: 1) Benefícios para a bacia: Projetos executados com os recursos oriundos da cobrança pelo uso de recursos hídricos e 2) O Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Araguari: importância e atuação na bacia.

 

Os membros ressaltaram que, dentre todos os afluentes do Paranaíba, o CBH Araguari é o único que trabalhará com a aplicação do recurso, já que os demais ainda se encontra em fase de implementação da Cobrança pelo Uso da Água.

 

 

Assessoria de Comunicação CBH Araguari

TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social

Texto e fotos: Lara Freitas

 

Notícias em destaque

Mais notícias